06 julho 2017

[Resenha] O ultimo Adeus,Cynthia Hand


Titulo: O último Adeus
Autor(a): Cynthia Hand

Ano: 2016 
Páginas: 352

Gênero: Romance

Editora: Darkside Books

Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. 

O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.


Oi pessoal tudo bom com vocês? Hoje eu vim fazer a resenha do livro "O ultimo Adeus" de Cinthia Hand que conta a estória de Lex, uma garota de dezoito anos que está tentando conseguir lidar com a morte de seu irmão mais novo Tayler, que se suicidou recentemente. Lex não consegue entender porque o irmão faria algo assim, e ao longo do livro ela tenta lembrar como o irmão estava antes de sua morte, o porque dela não ter percebido que ele precisava da ajuda de alguém. Tayler, deixou apenas um post-it no espelho que dizia:
 "Desculpa mãe,mas eu estava muito vazio".
Além de ter de lidar com a dor da perda, Lex vê sua mãe sofrendo todos os dias pela morte do filho e se afundando nas bebidas. E mesmo sofrendo por tudo que está acontecendo ao seu redor, Lex ainda tem tentar manter suas notas para entrar na tão sonhada faculdade.

O livro é narrado em primeira pessoa e escrito em forma de diário, já que Lex faz terapia e não consegue expressar o que sente, o seu terapeuta sugeriu que ela escrevesse um diário.  Inclusive as letras do livro são todas em azul (como se fosse um diário mesmo, escrito pela Lex). 

Minha opinião final sobre o livro: A escrita da autora é bem leve, tornando a leitura muito fluida. A autora conseguiu desenvolver muito bem a protagonista, que apesar de jovem está do lado da mãe em um momento tão difícil, sentindo que poderia ter feito algo para ajudar e que principalmente poderia talvez até ter evitado que o irmão cometesse suicídio. Este livro nos mostra, o quanto temos que valorizar e cuidar das pessoas que estão ao nosso redor, porque uma pessoa que tem depressão, que tem tendencia ao suicídio nem sempre demonstram isso. Ao longo da leitura conseguimos sentir tudo o que a Lex sente, o quanto uma família pode ficar devastada depois da perda de alguém assim tão jovem quanto Tyler, de uma maneira tão inesperada assim. Eu pensei que apesar do tema este livro não conseguiria arrancar nenhuma lágrima sequer de mim, mas confesso que no final eu não fui forte o bastante. 
É uma leitura muito tocante, e eu recomendo muito a todos! 

Espero que vocês tenham gostado da resenha, e me contem se já leram este livro ou outro com uma premissa parecida, que eu vou adorar saber.  Até  mais!

22 comentários:

  1. Parabéns pela resenha.
    Gostei muito da maneira que você a estruturou. Deixa seu texto claro para o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,vamos tentando melhorar sempre <3

      Excluir
  2. Adorei a sua resenha ♥
    Realmente a Darkiside Books sempre arrasa nas capas né? Gosto de um bom drama familiar e com protagonistas que estão superando alguma coisa. Deve ser bem cativante e emocionante ler isso tudo em forma de diário, irei dar uma chance em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A resenha está ótima! Ainda não conhecia esse livro, mas já li alguns dessa editora e gostei bastante.
    Um beijo!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, gostei da capa do livro e já quero ler!


    http://blogquinzeprasnove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Livro da Darkside é um luxo que num vou ter tão cedo huehuehue mas esse livro dizem que é muito bom! Espero ter a sorte grande de pegar emprestado em alguma biblioteca rsrs

    ResponderExcluir
  6. Haaaa como quero ler esse livro ! Darkside sempre arrasa 💙💙 Parabéns pela resenha !

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto a capa desse livro pelo Instagram, mas nunca tinha lido sinopse ou qualquer coisa sobre o livro. Mas me pareceu meeeega interessante! E ai, fiquei super curiosa para ver a diagramação nas mãos, achei mt diferente sobre a cor da escrita.
    Parabéns pelo texto e pela fotos! Beijos.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas é mais um da Dark que Morro de vontade de conhecer, a história parece bem triste mas para bem bonita.

    ResponderExcluir
  9. Depressão e suicídio são temas em alta e isso é ótimo! De fato, são males que sempre assolaram a humanidade, têm ficado pior, e as artes dão um terreno muito profícuo para o diálogo e, consequentemente, para o exercício da empatia. Sua análise foi precisa quanto à narração e à escrita - parece um livro interessante. Com a edição da DarkSide então... hehe rs

    Parabéns pelo blog

    https://sextadojao.wordpress.com/2017/06/02/formigamento-um-conto/

    ResponderExcluir
  10. Olá Jaque, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas amei a resenha. Gosto de histórias assim que, nos envolvem e trazem reflexões. Ainda não li nada da editora, mas consigo perceber o cuidado com a diagramação e tal. Enfim, esse livro entrou na minha lista e acho que vou gostar assim como você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaque!
    Adoro livros com esse estilo de diario "Apesar de ter algumas partes em forma de diário. O livro é divido entre o diario da Lex relatando o passado e capitulos,se passando no presente." Gostaria muito de ler esse livro.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Amo a capa desse livro, é um dos que estão na minha wishlist, haha.
    Ótima resenha, beijos!!

    textosquenaoseraolidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Fantástica sua resenha, deu vontade de conhecer mais sobre a lex, ainda não conhecia mais adorei mesmo. Obrigada pela dica 😘❤️
    Beijinhos e que Deus abençoe seu blog...

    ResponderExcluir
  14. Que resenha maravilhosa. Fiquei muito curiosa, gosto de livros assim.
    Anotei para ler futuramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *-*
      Volte sempre ♥ ♥

      Excluir
  15. Heeeey! Eu preciso desse livro, ja li várias resenhas sobre ele e e parece ser muito muito bom. E acho muito linda a capa desse livro!
    Abraços.
    https://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi! Parece ser uma história bem envolvente! Vou comprar para ler!

    ResponderExcluir
  17. Nossa eu lendo sua resenha fiquei imaginado o quanto deve ser difícil para alguém ter um anti querido que se suicidou! Além do preconceito que sabemos que tem muito na sociedade também tem a culpa que a as pessoas acaba guardando como aconteceu com a irmã e a sua mãe, gostei muito do livro, confesso que não dava nada para ele quando o via as vezes na livraria! Pena não ter comprado antes :( isso é o que da julgar o livro pela capa kkkk

    -Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Oi Jaque, tudo bem?

    Tenho visto muitas pessoas falando deste livro e a maioria elogia bastante a escrita, a edição e tudo mais. A Darkside sempre arrasa, então sei que deve está esplêndida, como sempre. Não conhecia muito bem a história, mas já fiquei encantada, pois parece ser o tipo de livro que consegue me encantar e me fazer bem. Já quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler esse livro, algo me diz que ele será uma leitura emocionante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  20. Olá. Eu quero muito ler esse livro. Só consigo ler coisa boa sobre e fico abalado quando se fala em Darkside. Essa editora não para de lançar coisa louca com edições tão extraordinárias. Adoro o tom pastel da capa e fico feliz em saber mais uma vez que a vontade só cresce quando vejo esse livro.

    ResponderExcluir

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo