28 novembro 2017

[Resenha] Fortaleza Impossível - Jason Rekulak


Titulo Original: The Impossible Fortress
Autor(a): Jason RekuLak
Páginas: 272
Ano: 2017
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Sinopse: “Uma declaração de amor aos anos 1980.” – David Ebershoff, autor de A garota dinamarquesa.

“Misto de história de amor, começo da adolescência e filme de ação, Fortaleza Impossível é um romance inteligente sobre amizade, sofrimento e computadores.” – Ben H. Winters, ganhador do Prêmio Edgar e autor da trilogia O último policial.

Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez. (Editora Arqueiro)

resenha fortaleza impossivel
Olá pessoal tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje mesmo eu acabei de ler o livro Fortaleza impossível , livro de estreia do autor Jason Rekulak que conta a estória de três garotos adolescentes e se passa nos anos 80.
Tudo começa quando eles ficam sabendo que uma mulher muito famosa havia saído na playboy. Eles decidem então, que conseguiram a revista a qualquer custo, e começam a criar vários planos mirabolantes para conseguir a revista.
A escrita leve do autor conseguiu me conquistar, porém várias vezes me senti muito incomodada com o preconceito que os protagonistas tinham, e repetiam isso várias vezes. Eu sei que nos anos oitenta as coisas eram diferentes do que é hoje, e havia muito mais preconceito. Porém acredito que o autor poderia ter deixado isso de fora. E embora eu não tenha vivido os anos oitenta, consegui sentir nostalgia pela época (inclusive, super aceito indicações de livros que se passem nos anos 80/90, porque eu adoro!)
O personagem principal, Billy, amadureceu bastante no decorrer da estória. Foi um personagem muito bem trabalhado, e gostei da forma que o autor o desenvolveu. Isso fez com que eu me sentisse novamente com 14 anos e me apaixonando pela primeira vez. 
Mas não posso dizer o mesmo de Mary. Ela é uma nerd brilhante que ajudou muito o Billy, porém achei que o autor poderia ter desenvolvido melhor esta personagem. Ela merecia bem mais, e merecia também (sem spoilers) um final melhor. 
Alias por falar em final, ficou parecendo que o autor queria escrever bem mais, porém não deu tempo ou algo do tipo e teve que escrever o final as pressas. 
Confesso que eu estava com bastante expectativa para ler este livro, que inclusive era um da minha meta para esse final de ano. Mas o autor poderia ter deixado algumas coisas desnecessárias de fora, e trabalhar no mais importante, que era o desenvolvimento dos personagens e a ambientação da estória, que tinha tudo para agradar, e muito, porém não conseguiu agradar muito.
Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado da resenha. Me contem se já leram Fortaleza impossível e o que acharam ok? 
Até mais

18 comentários:

  1. Acabei hoje o livro. Quando chegou no final, não conseguia largar. Fortes emoções com o segredo de Mary, mas achei desnecessário e totalmente forçado. Quando comecei a leitura já imaginava uma adaptação pro cinema, mas desisti depois desse ponto. O final é realmente meio rápido, mas conseguiu escapar do óbvio. Curti bastante a leitura e voltei no tempo. Mas não recomendado para menos de 16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael! Que bom que você também curtiu a leitura.
      Também não recomendaria para menores de 16.
      Obrigada pela visita
      Bjs

      Excluir
  2. olá tudo bem ? Não conheço o livro , mais gostei por ser historia de adolecentes da decada de 80 , epoca tambem da minha adolecencia ,apesar dos personagem serem do sexo masculino que ler e reviver . Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem?
      Apesar disso, a gente consegue se identificar um pouco com o personagem principal vivendo seu primeiro amor.
      Obrigada pela visita
      Bjs

      Excluir
  3. Só de ler a sinopse desse romance o meu coração já foi ficando quentinho morrendo de curiosidade de saber como tudo isso se junta e se desenrola. Ainda mais por falar de nerds e outra época, é interessante demais e imagino como seja lidar com isso do preconceito dos personagens, é algo que hoje em dia realmente nos toca né? Muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi daiana tudo bem?
      Verdade, fico muito chateada de ver preconceitos sendo abordados como algo ou uma "brincadeira" normal nos livros
      Obrigada pela visita
      Bjs

      Excluir
  4. Resenha super bacana e completa que com certeza nos deixa bem curiosos para ler. Uma premissa ótima do livro e um dinamismo bem enriquecedor na história. Eu gosto de romances adolescentes e a década de 80 , bem nostálgico é é a minha década! amo!

    ResponderExcluir
  5. Gente que máximo esse livro, o melhor de tudo é que tem romance que eu gosto, a história parece ser bem legal, logo que li a sinopse já gostoi, quero muito ler.

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi o lançamento fiquei em duvida se faria a leitura.
    Parece ser uma trama bem legal, mas não é muito meu estilo de leitura mas achei legal ser bem dos anos 80.

    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas confesso que fiquei bastante curioso para acompanhar esse enredo. Fica difícil dar uma opinião sem ter lido, mas gosto quando o autor é fiel ao representar a época mostrando exatamente como agiam e pensavam. Já fiquei com pena da Mary, coitada. rsrs Adorei a resenha e suas considerações.

    ResponderExcluir
  8. Fortaleza Impossível? por Jason Rekulak Eu realmente quero ler este livro! Os desenhos afirmam ser incríveis e a história está maravilhosamente bem escrita. Existem algumas alterações com o toque criado pelo autor. Mas teve críticas que elogiaram o livro o suficiente.

    ResponderExcluir
  9. Mesmo tratando-se de uma história passada nos anos 80, o tema é bem actual. É o tipo de leitura que recomendaria ao meu sobrinho que tem 17 anos e que adora computadores e desde pequeno faz até os seus...

    ResponderExcluir
  10. Uma pena não ter te agradado tanto, não conhecia o livro e nem o autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stéfani.
      Obrigada pela visita
      Bjs

      Excluir
  11. Detesto quando tenho a ansiedade em l.er um livro e ele não atinge as expectativas. E pra que focar em coisas desnecessárias quando tem pontos bons e importantes para trabalhar? Sendo sincera ultimamente temos tido muitos livros assim, espero que a sua próxima leitura seja melhor e possa te surpreender.


    Elisabete Silva
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? Haha verdade! Dá um certo desanimo de ver o autor se prolongar em coisas desnecessárias mesmo!
      Que suas próximas leituras sejam melhores.
      Bjs

      Excluir

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo