12 novembro 2017

[Resenha] Garotas de vidro - Lauren Halse Anderson

Ficha técnica Titulo: Garotas de vidro
Autor(a): Lauren Halse Anderson
Ano: 2012
Paginas: 272
Editora: Novo conceito
Gênero: Ficção/Drama
Sinopse: Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 
Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”; (Novo conceito)

⭐⭐⭐⭐

Lia é uma garota de dezoito anos que acaba de descobrir que a sua amiga Cassie morreu. E o pior de tudo, é que na noite em que Cassie morreu, ela ligou trinta e três vezes para Lia, mas ela não atendeu.
Lia vive com o pai, a madrasta e sua meia-irmã Emma. Sua mãe é cardiologista e vive trabalhando, porém todos se preocupam com Lia.
Ela e Cassie estavam afastadas quando Cassie morreu, por isso Lia não consegue entender porque Cassie ligou para ela e nem porque ela não atendeu. Antes de se afastarem ela e Cassie fizeram uma aposta: Qual delas conseguiria ser mais magra?

Durante o livro inteiro fiquei me perguntando se Lia não percebia o quanto precisava de ajuda, Lia mede 1,65 cm de altura e chegou a ser internada quando chegou a pesar apenas 36kgs. E agora ela tem uma meta menor ainda. Desde que voltou para casa do pai ao ser internada pela primeira vez, Lia prometeu para o pai que iria comer normalmente e que não deixaria seu peso diminuir tanto nunca mais, por isso Jennifer, sua madrasta pesa Lia semanalmente mas Lia sempre arruma uma forma de enganar a todos e assim continuar emagrecendo. 

 "Eles são uns idiotas. Este corpo aqui tem metabolismo diferente. Este corpo odeia arrastar as correntes que eles enrolaram ao seu redor."

O livro é narrado em primeira pessoa, e tem uma narrativa que prende muito. Eu fiquei preocupada com a Lia, fiquei ansiosa, fiquei com medo por ela e além de tudo fiquei torcendo para que ela procurasse ajuda. Pessoas com transtornos alimentares não se enxergam do jeito que são, sempre se imaginam "gordas" e sofrem muito com isso. Lia conta as calórias de tudo que come, fica muito tempo sem comer, vive cansada porque seu corpo tenta se manter com o minimo de calorias que ela ingere e mesmo assim ela ainda pratica exercícios escondido.

Além de tudo, desde que Cassie morreu, Lia a vê todos os dia. O que levou Cassie a morte ainda é um mistério.

 "Rostos cinza enchem as folhas vermelhas. Os fantasmas querem sentir meu gosto. Eles estendem as mãos, os dedos bem abertos. Eu ando rapidamente, saindo do alcance de suas sombras pegajosas. Quando passo sob um poste de luz, a lâmpada explode e sinto o cheiro de açúcar queimado. É ela. Ela."
Apesar de ser um livro com um tema muito forte, foi o livro que me ajudou a sair da ressaca, talvez seja pelo fato de ter ficado do inicio ao fim torcendo pela protagonista. A escrita da autora é um pouco poética e essa narrativa nos leva para mais perto dos sentimentos da Lia. Eu gostei muito da escrita da autora, nunca tive nenhum transtorno alimentar mas acho que a autora nos fez sentir e entender perfeitamente o que uma pessoa com transtornos alimentares passa, o que sente e como pensa. Mas não seria um livro que eu indicaria para pessoas que sofrem com isso.

E é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado da resenha e me contem se já leram "Garotas de vidro" Até mais!!

Adicione

55 comentários:

  1. Achei bem interessante esse livro mais jovial retratando a anorexia em adolescentes, pois é um problema muito real e que muitas vezes não é percebido, é ignorado ou até mesmo incentivado. E ainda tem a história de Cassie que morreu e não se sabe pq ligou para Lia. Fiquei mega curiosa com esse livro e vou comprar Garotas de Vidro para ler sem sombra de dúvidas, me intrigou demais! Obg pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana tudo bem? Que bom que você gostou. Demorei para pegar esse livro para ler e me arrependo de não ter lido antes.
      Obrigada pela visita!
      Bjs

      Excluir
  2. O livro é um pouco pesado, pra quem não está acostumada acha um pouco diferente. Mas a história é muito surpreendente, livros que falam de doenças desse tipo nos ensina até mesmo entender a mente da pessoa. Pessoas que sofrem de transtornos alimentares precisam de muito ajuda e muita atenção gostei muito da história, a capa é linda, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Muito importante a discussão deste tema, atualmente sofremos o tempo todo com o padrão de beleza. Adorei o livro, já quero comprá-lo.

    https://blogvinteprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante esse tema, é um livro que eu leria, apesar de gostar muito mais de livros do autor Stephen King. Gostei da sua resenha, muito legal :)
    By: Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caio, eu adoro Stephen King, mas leio de tudo.
      Obrigada pela visita
      Bjs

      Excluir
  5. Uau, parece mesmo ser u livro bem intenso e me deixou curiosa já pela sua resenha. Sem dúvidas vou adicionar a minha lista.
    Vi um filme com a Lily Collins sobre o assunto e me tocou bastante, aqui parece ser ainda mais intenso por ser narrado pela protagonista, vou ler!
    Adorei a resenha!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda também assisti "O minimo para viver" e quando li esse livro lembrei bastante do filme
      Obrigada pela visita
      Bjs

      Excluir
  6. Confesso que não ouvi falar e nem vi esse livro, mas gostei da sua resenha, deu até vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais que bom que gostou
      Lê e depois me conta se gostou.
      Bjs

      Excluir
  7. Nunca tinha ouvido falar no livro mas adorei a capa e pela resenha parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graciane
      Que bom que gostou, obrigada pela visita
      Bjs

      Excluir
  8. olá tudo bem ? Gostei do garota de vidro , pois a tematica é bem interressante , quero saber mais sobre a aneuroxia em adolecentes . Ainda não conhecia o livro e já quero ler , obrigado pela dica. Bjssss

    ResponderExcluir
  9. Amei a sua resenha fiquei bem interessada.
    Beijos da Tati <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tati!
      Obrigada pela visita

      Excluir
  10. Nossa, parece meio pesado. É um tema intrigante, não vejo nem ouço falarem muito sobre isso, então é interessante que tenha sido abordado em um livro. Acho que é uma das poucas formas de entender como pensam as pessoas que passam por esse tipo de coisa. Acredito que isso não é só um distúrbio alimentar e sim psicológico.

    ResponderExcluir
  11. BAo tarde, como vai? GOSTEI bastante da sua resenha, pois o tema me chamou bastante atenção, e de que li a snopse e a resenha fiquei super curiosa pra ler esse livro, no me=omento estou com dois livros aqui que ainda vou lermais ja anotei na minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, espero que goste do livro também
      Bjs ♥

      Excluir
  12. Gostei da resenha uma ótima opção de leitura !O tema me chamou bastante atenção fiquei curiosa pra ler .

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse livro é bem pesado, já li mitas resenhas dele e todas deixam isso parecer, mas infelizmente é a realidade de algumas meninas, deixam de comer em busca de um corpo perfeito e não conseguem omo isso as mata pouco a pouco. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre adio a leitura, gostei da resenha!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, infelizmente é a realidade de muitas meninas
      Obrigada pela visita

      Excluir
  14. Olá flor, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei da resenha. Confesso que fiquei um pouco perdida pois na sinopse diz que "ambas estão congeladas em seus corpos" e não dá indícios do que o livro aborda. Este livro me lembrou do filme "O mínimo pra viver" em que a jovem sofre da mesma doença, conhece? Enfim, gostei história e espero que a personagem consiga melhorar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi , td bem!!! O livro aborda um assunto bem delicado e , que segundo a sua resenha, nos faz através da ótica da protagonista entrar no triste mundo dos distúrbios psicológicos. Confesso que não é meu tema favorito, mas é muito importante nos informar pois quem sabe alguém próximo pode estar sofrendo com essa terrível doença.
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Leticia, infelizmente muitas meninas passam por isso
      Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  16. Gente do céu, a história abordada no livro deve ser muito linda e emocionante, só pela tua resenha e por abordar distúrbios alimentares ganhou minha atenção. O que mais me cativou foi como a morte da amiga fez com que ela parece para olhar as coisas ao seu redor, mesmo ela teimando em fazer exercícios escondidos para emagrecer. Estou muito curiosa para saber o que acontece com a Lia, como na Amazon o ebook dele tá bem baratinho e te ajudou a sair da ressaca literária — estou nessa também rs — então já vou solicitar o meu para ler também, muito interessante o tema delicado que a autora aborda na história. Amei o post, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, que bom que você se interessou pelo livro. Acho um pouco dificil achar o livro físico mas em ebook ele está mesmo bem em conta.
      Obrigada pela visita

      Excluir
  17. Olá!
    Nossa, o tema do livro é bem forte, né? Gosto de livros assim, sabia? Sempre me prendem, e que bom até fez você sair da ressaca. Leria com certeza.

    ResponderExcluir
  18. A temática desse livro é bem atual, e interessante, pois retrata como alguém que sofre de transtornos alimentares se porta! Outro fato que me deixou curiosa foi a morte da amiga de Lia e que ligação teria entre as duas! Creio que deva ser uma ótima leitura! abraços

    ResponderExcluir
  19. Que interessante, um tema muito diferente, nunca li nada parecido.
    Fiquei bastante curioso, e sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Eu sou doida para ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade, vou ver se compro na black friday, hehe. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro simplesmente ótimo. É muito importante que possamos discutir sobre os distúrbios alimentares, porque eles são sim fatais e ao contrário do que muitas pessoas apregoam não são frescura muito menos carência, é um problema sério causado por ansiedade, decepções e por aí vai...
    Abraços ��

    ResponderExcluir
  22. Logo no início da resenha fiquei curioso com as ligações e morte de Cassie imaginando que seria um livro de suspense. Aos poucos vamos percebendo que o enredo fala de um assunto assustador e terrível que fala de transtorno alimentar e do drama vivido por Lia. Fiquei bastante curioso com essa leitura. Esse foi pra minha lista.

    ResponderExcluir
  23. Uma grande obsessão pela magreza, mudar seus hábitos fazendo escravo disso está na mente,a consciência da pessoa fica achando se gorda, uma doença muito esmagadora, cada vez mais confundidas entre a realidade e a mentira. uma história enigmática sobre auto-aversão e busca de identidade.Eu posso lhe dizer que fiquei bastante curiosa para saber como isso termina, e porque cassie morreu.

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Li esse livro há alguns anos e assim como você gostei muito achei interessante o jeito que a autora tratou desse problema tão importante que afeta tantas pessoas atualmente.
    Beijos
    Raquel machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem? Que enredo mais interessante. Ainda não conhecia o livro. Concordo que esse assunto é muito delicado o autor precisa ter muita sensibilidade para contar a história e mostrar como isso afetou a vida dos personagens. Já tive problemas com peso e sei o quanto é difícil conversar sobre isso com outras pessoas. Sua resenha ficou incrível. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  26. Pelo que você descreveu promete ser um livro muito intenso, que nos prende a cada página. O tema é super atual e muito preocupante. Fiquei com imensa curiosidade em saber o que irá acontecer com Lia e o que levou Cassie à morte.
    Uma excelente resenha. Parabéns.
    Um beijinho 😘

    ResponderExcluir
  27. Transtornos alimentares, seja por anorexia, ou por bulimia, são sempre complicados de gerir e de compreender por quem vive ao redor. Para o/a própria (penso que é algo mais do sexo feminino), é uma forma de viver que vai para além do peso. É apenas uma capa para problemas bem mais profundos... Muito bom que alguém se inspire num problema destes, tão actual e tão complicado, para escrever um livro.

    ResponderExcluir
  28. Oi tudo bem?
    Transtornos alimentares é uma tema realmente muito forte que eu sempre tive curiosidade de ler mais sobre mas até agora nenhum livro havia me chamado a atenção até ler sua resenha e conhecer Garotas de vidro me parece bem emocionante, irei anotar a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais que bom que você gostou, depois que ler me conta se gostou do livro também okay?
      Bjs ♥

      Excluir
  29. Nossa! Ja amei a capa e a historia do livro. Amei a sua resenha, esta muito bem feita. Ja fiquei curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  30. Achei a sinopse bem confusa, mas com a resenha entendi melhor do que se trata a história. Parece bem interessante! Ainda não conhecia o livro, nem a autora. Boa dica!

    bj
    Dani, do Blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela tudo bem? Também fiquei confusa com a sinopse e fiquei com medo de ficar confusa com o livro também mas não fiquei. Fico feliz que tenha gostado e muito obrigada pela visita ao meu cantinho ♥ Bjs

      Excluir
  31. Sua resenha ficou ótima, achei a história do livro bem pesada, mas impossível de falar dessas história de transtornos alimentares sem impactar ninguém. Muito boa dica!

    www.aprendekuka.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jacke!
      Obrigada pela visita

      Excluir
  32. Esse livro possui uma história forte e uma mensagem das mais importantes. Essa é uma daquelas obras que vale e muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  33. Achei a capa linda, apesar de não ter achado muita relação com a historia.
    Mesmo percebendo que a historia envolve transtornos alimentares, tem um certo mistério a ser desvendado e outras questões a serem discutidas, amei sua resenha.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  34. Eu tô simplesmente apaixonada, pela capa, pela sua resenha, pela história em si, aaaah, preciso pra ontem!!!
    Nunca li nada que aborde esse tema e estou MUITO interessada em ler!

    ResponderExcluir
  35. Eu gostei da recomendação do livro! A temática realmente é uma ótima abordagem , esse motivo misterioso da morte, a amizade perdida , tudo isso assuntos que nos fazem sentir uma grande empatia né? Realmente me parece ser uma excelente leitura!

    ResponderExcluir
  36. Já havia lido uma outra resenha sobre esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    O tema desenvolvido é mesmo forte e a leitura parece proporcionar algumas reflexões. Dica anotada!

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. OIEE
    adoro muito esse livro, ele é meio pesado mesmo mas passa uma mensagem sensacional e a leitura apesar de pesada achei bem rápida, com certeza um dos meus livros favoritos da vida. E quero reler de novoooo

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Eu quero muito ler esse livro a anos mas nunca consigo encontrar para comprar.
    Transtorno alimentar não é brincadeira e um livro que retrata isso é maravilhoso.
    Quero muito conhecer a história de Lia.
    Adorei a resenha e conhecer mais a história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Olá!!
    Acho o tema dos transtornos alimentares importante de ser abordado, porém muito pesado.
    Estudei bastante esse tema durante a minha faculdade, e acho que hoje não dou conta de ler sobre isso.
    Mas é uma ótima dica para quem tem interesse em conhecer melhor esse tipo de transtorno né?
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo