30/01/2018

Como voltei a ser uma leitora

| |

Olá pessoal tudo bem com vocês? Espero que sim. Eu estava por aqui escrevendo uma resenha e do nada pensei em contar para vocês a minha trajetória como leitora.
Eu não me lembro corretamente comecei a ser uma devoradora de livros, mas acredito que tenha sido por volta dos meus 9 anos quando eu lia aqueles gibis "sesinho" sabe? Eu amava e passava horas lendo aqueles gibis, mas como vocês sabem não parei por ai.


Quando eu tinha onze anos mudei de escola, e nesse nova escola tinha aulas de leitura e consequentemente também tinha uma ótima biblioteca. Minha professora começou a ler o livro "Sete osso e uma maldição" de Rosa Amanda Strausz para minha turma e todos já ficaram loucos para pegar aquele livro emprestado e eu como boa apaixonada por suspense e terror não foi diferente, mas a escola só tinha dois exemplares e havia muita disputa pelo livro (devo estar na lista de espera para pega-lo emprestado até hoje kkkk).

Mesmo assim a professora vendo meu interesse me indicou outro livro: "Coraline" do Neil Gaiman, e logo de cara fiquei apaixonada pela estória e pelo universo da leitura (inclusive reli Coraline o ano passado e ele ainda é um dos meus favoritos e sempre irá ser), e assim se foram quatro anos de incríveis leituras. Infelizmente naquela época ainda não existia Skoob e eu não me lembro de todos os livros que li naquela época, o que é uma pena.

Durante esses quatro últimos anos de ensino fundamental em que fui leitora peguei livros emprestado na escola e em um projeto que se chama "bibliosesc" que é um caminhão que vai em alguns bairros aqui de São Paulo cheio de livros e que fazem empréstimos. Eles vinham no meu bairro toda quarta-feira e eu e minha amiga sempre saímos correndo da escola para ir até lá. Além disso alguns professores que viam o quanto eu adorava ler, também traziam livros da própria casa deles para mim sem nem ao menos que eu pedisse, e eu adorava isso.

Depois quando fui para o ensino médio, continue lendo até que me indicaram "O morro dos ventos uivantes" de Emily Brönte. A colega que me indicou o livro amava ele e pensei que iria gostar também (já que na época eu não lia blogs, mas adorava quando alguém lia algo e me indicava), mas não rolou pra mim, eu acabei detestando a estória e por me forçar a ler acabei entrando em ressaca depois. E ainda tentei pegar outros livros para ler mas nada fluia e acabei perdendo o gosto pela leitura aos poucos, até chegar a ficar quatro anos sem ler nada. Absolutamente NADA!

Os anos foram se passando e quando cinquenta tons de cinza começou a fazer sucesso resolvi comprar para ler e li, gostei bastante até (hoje não suporto), porém não passei disso e fiquei mais dois anos sem ler novamente. Mas isso mudou em 2016 quando conheci uma colega de trabalho que adorava ir em Sebos. Eu nunca tinha ido em um e fui para acompanha-lá uma vez.

Até parece ironia e uma desonra para um leitor morar em uma cidade cheia de sebos e não frequentar nenhum. O centro fica longe da onde eu moro mas naquele dia em que fui naquele sebo (Sebo do Messias, quem é de São Paulo sabe que este é o maior sebo da cidade). E naquele dia que pisei naquele sebo pela primeira vez, a leitora que estava "adormecida" acordou.

Fiquei apaixonada pelo lugar, queria levar todos aqueles livros para casa é como se o cheiro de livros velhos houvesse me despertado rs. Comprei uma edição linda e bem antiga de "Dom Casmurro" de Machado de Assis, e assim em Abril de 2016 voltei a ser uma Maluca dos livros. Ano passado li 50 livros e esse ano pretendo ler 100 e não irei parar por ai.

Hoje não quero voltar e nem pretendo deixar de ser uma leitora, os livros mudam a minha vida, minha forma de pensar, me torna uma pessoa menos ignorante e é um hábito que me faz muito bem.

Espero que vocês tenham gostado, acho que nunca escrevi nada com tanto amor e espero ter conseguido transmitir um pouco desse amor para vocês!

15 comentários:

  1. Com certeza você passou muito amor e incentivo com essa linda postagem. Vou programar certinho meus horários de de trabelho e tb voltar a ler. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rose! Volta sim, é um habito maravilhoso ♡

      Excluir
  2. Que post inspirador <3 Amei ler e nossa, me deu um gás hehehe eu já fui em vários sebos, mas nunca parei para procurar a fundo livros mais interessantes e diferentes, fui mesmo mais para acompanhar alguém, mas agora irei com outros olhos e com um objetivo de sair de lá com mais livros!

    Linda postagem

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica!! Fico muito feliz por ter te incentivado rs
      Bjs ♡

      Excluir
  3. Ler é ótimo para exercitar nossa mente e viajamos sem sair do lugar, sempre gostei da leitura..

    ResponderExcluir
  4. Amo ler e seu post pode inspirar muitas pessoas. Adoro sebos, parece que sou transportada pra algum lugar mágico, fico doida querendo levar tudo, rs! Sem dúvida a leitura é um ótimo hábito, enriquece a mente e alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Patricia, e eu fico louca também, se pudesse moraria dentro de uma biblioteca ou algo assim rs
      Gratidão por sua visita ♡

      Excluir
  5. Seu post me motivou a ler novamente. Há alguns anos atras eu devorava um livro em umas duas semanas, lia bastante, porém nem eu mesma sei o motivo de ir perdendo esse hábito. Espero voltar a ser uma leitora voraz novamente. Adorei seu texto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz que bom que gostou, meu coração se enche de alegria ao saber que escrevendo este post incentivei algumas pessoas a voltarem a ler também!
      Bjs ♡

      Excluir
  6. Fiquei empolgada para voltar a ler, eu sempre li bastante, adoro romances e policiais, também li a trilogia de cinquenta tons de cinza. Depois que minha filha nasceu fiquei meio sem tempo, mas to tentando achar um jeito de retornar.

    ResponderExcluir
  7. Livros são grandes amores em nossa vida né? Eu confesso que perdi muito o pique de leitura no ensino médio em que era obrigada a ler obras que não eram para mim. As vezes leio, mas é pouco. Seu post me inspirou ♥

    ResponderExcluir
  8. Perdemos as preciosas horas que podiam ser dedicadas à leitura, mas perdemos nosso tempo com coisas que simplesmente não nos traz nenhum benefício, estamos o tempo todo de lado a lado, esquecendo-nos, eu queria voltar ler novamente, como quando eu era criança, adorei o post.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Tudo bom?
    A leitora que existe em você estava somente adormecida, precisava de um incentivo para voltar a ler.
    Bem vinda se volta a esse mundo encantador.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post😊
    Com toda a certeza você conseguiu descrever todo o seu amor pelos livros...A sua história com eles é muito linda!!! 😄😍

    ResponderExcluir
  11. Ah, eu também lia sesinho!!! Era uma fofura, né? Acho que comigo o que despertou foi quando comecei a estudar literatura no e.m.

    ResponderExcluir