}

5 de jan de 2018

[Resenha] Toda luz que não podemos ver - Anthony Doerr


Titulo: Toda Luz que não podemos ver
Autor: Anthony Doerr
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 544
Editora: Intrínseca 
Gênero: Ficção Histórica | Drama
Adicione: Skoob

Sinopse: Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu.

Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.
Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.







Toda luz que não podemos ver tem duas tramas, duas estórias principais. A primeira é narrado é Marie-Laure, uma garotinha que vai crescendo no decorrer do livro.
Ela mora com o pai em Paris, e ainda pequena começa a perder a visão até um dia não conseguir enxergar totalmente. O pai dela, que é pai solteiro e trabalha em um museu cria uma maquete da cidade e começa a ensinar a menina a contar passos, cheiros, e tudo que é possível para que ela possa ser independente e conhecer a cidade onde mora apesar das circunstancias.

A outra trama principal é de Werner, um menino alemão muito inteligente que cresce em um orfanato  com sua irmã Jutta. Um dia brincando ele e sua irmã encontram um rádio e Werner encontra a frequência um homem francês que ensina ciências. Ele se apaixona por ciências, por concertas coisas e devido sua inteligencia ele consegue ir estudar em uma escola especial, até que ele tenha idade suficiente para ir para a guerra.

Quando a França é invadida na segunda guerra, Marie e o pai se mudam para Sant Malo, onde eles vão morar com um tio avo de Marie.


A estória é narrada em terceira pessoa, e tem capítulos curtos, para cada personagem da trama principal. Além disso, o livro conta com uma terceira trama que fala sobre uma pedra que antes ficava no museu aonde o pai de Marie-Laure trabalhava antes da guerra, e que segundo algumas lendas carrega uma maldição.

Quem tivesse a posse da pedra viveria para sempre porém todos aqueles ao seu redor morreria ou ficaria muito doente.




Minha opinião sobre o livro: Este é um livro muito complexo, no inicio pensei que iria conseguir lê-lo bem rápido apesar do numero de páginas. Mas por ele ser complexo e ter uma narrativa que intercala o passado com o presente e que narra a estória de dois personagens e uma pedra que muitas pessoas querem, a narrativa requer atenção. Apesar de ser passar na segunda guerra mundial, a escrita do autor é de uma leitura muito fácil. Eu realmente adorei o livro, era exatamente o que eu tinha imaginado sobre ele e por isso não me decepcionei. A unica coisa que me desagradou e me deixou um pouco confusa foi exatamente o tempo e as estórias tão intercaladas, mas quando vai chegando no fim ficamos naquela ansiedade, as estórias começam a se conectar, e tudo vai ficando cada vai mais claro para o leitor.

Para quem gosta de livros que se passam na época da segunda guerra mundial, eu super indico. Apesar de só ter lido um livro que narra essa época, foi bom e diferente conhecer uma narrativa de uma perspetivava diferente.

Adquira o livro 

18 comentários:

  1. Chamou minha atenção, todos os tipos de livro ou qualquer coisa que se passe na guerra é muito interessante ainda mais uma história de amor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Jéssica, espero que você goste!
      Bjs
      Gratidão por sua visita ao blog

      Excluir
  2. O livro tem a capa linda, o livro tem uma história emocionante da Marie-Laure, gostei bastante da resenha do livro, livros que contam histórias na segunda guerra são bastante emocionantes bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucimar! Também acho a capa muito linda, e o conteúdo o deixa melhor ainda rs.
      Gratidão por sua visita
      Bjs

      Excluir
  3. Menina amei a resenha acho q vou gostar do livro.
    Posso falar uma coisa guriaaa que botãozinho top aquele compre aqui ( das livrarias ) eu adorei!!

    sucesso !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? HAHA que bom que gostou, deixo para facilitar a vida de vocês rs!
      Gratidão por sua visita ao blog.
      Bjs

      Excluir
  4. Esse livro tem algo em seu enredo que me contagiou e me fez querer ler, ele tipo agora, rs, ameei demais essa resenha e já to até querendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma que bom que você se interessou pelo livro! Espero que goste da leitura
      Gratidão pela visita ao blog ♥

      Excluir
  5. PARA TUDO!
    Eu preciso desse livro, já tinha até colocado na minha wishlist, mas agora definitivamente o desejo de lê-lo aumentou, Preciso mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou! Espero que goste também da leitura!
      Gratidão por sua visita ao blog ♥

      Excluir
  6. Adorei o livro, ainda mais por citar Paris, kkk
    Eu me vejo lá, futuramente. Kkk
    Parece ser aquele livro com história q nos prende de verdade
    Adorei. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia! Paris deve ser uma cidade muito linda mesmo, também sou doida para conhecer!
      Espero que você também goste da leitura.
      Gratidão por sua visita ao blog ♥

      Excluir
  7. Olá, eu adoro ler livros, e este despertou-me curiosidade, tenho de o ler, de certeza que vou adorar o livro !!!! beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Que bom que se interessou, depois que ler volte para me dizer se gostou da leitura ok?
      Gratidão por sua visita ♥

      Excluir
  8. Toda história de amor em uma guerra tem um toque todo especial em uma história me interessou de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bom que se interessou pela estória! Espero que goste também!
      Gratidão por sua visita ♥

      Excluir
  9. Eu adorei esse livro! Achei muito bonita o crescimento da Marie-Laure e o final de Werner foi um susto quando aquilo aconteceu. Esse livro tem momentos lindos!

    https://collxtion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu li este livro já a dois anos. Comecei ele como vc achando que leria rápido, mas realmente não é um livro para ler rápido. Você precisa absorver a história que é linda e cheia de dor. Eu terminei ele com lágrimas. Ótima resenha.

    ResponderExcluir