Próximas Resenhas

2 de fev de 2018

[Resenha] Quase esquecidos - Hiran Murbach

Titulo: Quase esquecidos
Autor: Hiran Murbach
Ano: 2017
Numero de páginas: 251
Editora: Soul editora
Sinopse: O que você faria se um dia descobrisse que toda a sua existência está em risco e, pior ainda, não há muita coisa que você possa fazer para evitar isso? É exatamente isso que acontece em “Quase Esquecidos”, uma obra de ficção que mistura fantasia e realidade e tem início no momento em que algumas criaturas do folclore brasileiro constatam um fato aterrador: as novas gerações estão deixando de conhecer a mitologia brasileira e, por causa disso, estes personagens folclóricos estão desaparecendo pois eles só podem existir enquanto lembrados.
Muito do nosso folclore já desapareceu nos dias atuais e os poucos que ainda sobrevivem precisam dar um jeito de reverter este quadro. A pergunta, no entanto, é como eles conseguirão fazer isso? E se conseguirão a tempo.



A palavra que define este livro para mim é "maravilhoso" se é que dá para definir a escrita do autor e toda mensagem que ele consegue nos transmitir. Eu adoro fantasia e quem já conhece o blog há algum tempo já deve ter percebido que apesar de amar o gênero é difícil que algum deles seja favoritado, mas "Quase esquecidos" de Hiran Murbach conseguiu quebrar esta barreira e ganhou meu coração.




Tudo começa quando a boneca Emília convoca alguns personagens do nosso folclore para ir até o sitio onde ela conta a todos (os que sobreviveram é claro) que o folclore brasileiro está sendo esquecido e que as pessoas estão inventando outras estórias e se esquecendo deles mas isso tem uma consequência muito grave.

Eles dependem dos seres humanos para viver, e se eles acabar sendo esquecidos eles simplesmente desapareceram. Assim começa uma busca inalcançável e urgente  de todos que sobreviveram para salvar tentar salvar o folclore e serem lembrados por todos.

"É exatamente isso que acontece. A gente apenas existe porque eles acreditam em nós, e deixamos de existir do nada , quando eles se esquecem de nós. Viramos fumaça"
O livro é narrado em terceira pessoa e já começa com alguns personagens contando como vivem entre nós humanos como se fossem seres normais, e como estão lidando com o desaparecimento de poderes ou com o enfraquecimento, que até aquele momento eles ainda não entendem o porquê.


O autor trouxe uma proposta muito diferente de todas as fantasias que já. E me fez pensar realmente que nosso folclore está totalmente esquecido e que somos um pais cheio de estórias folclóricas riquíssimas para contar, e que temos que voltar a explorar isso. 
O desfecho também foi muito satisfatório e foi o que fez com que eu realmente me apaixonasse pela leitura, além do fato é claro de que este livro me lembrou muito minha infância, quando eu adorava sitio do pica pau amarelo, tinha livros que contavam estórias folclóricas e morria de medo da Cuca haha.

Eu super recomendo a leitura para quem gosta de fantasia e quer algo diferente e gostoso de ler!

Beijos!

13 comentários:

  1. Que bacana, eu nunca tinha ouvido falar mas adorei a sua resenha. Vou procurar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena! Que bom que gostou da resenha, espero que goste da leitura também!
      Bjs ♡

      Excluir
  2. Que tema incrível para abordar no livro, não estou familiarizada com essa parte da cultura do Brasil mas adorava ler o livro. Sinto que em Portugal temos um pouco isso, mas aos poucos, recuperamos. Gostei imenso da premissa e do propósito da narrativa, o título está excelente. Deve ser uma leitura muito agradável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara!! Que bacana, fico mega feliz que mesmo você sendo de outro pais, tenha se interessado por este livro. E vale muito a pena mesmo, espero que você também goste!
      Bjs♡

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dese livro, que interessante!

    Encantos da Sil

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas a história parece bem diferente e legal!

    ResponderExcluir
  5. não conhecia esse livro, mas gostei muito da resenha, ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Achei legal a criatividade em fazer uma história assim. Hj em dia de fato, ninguém mais lembra dos nossos personagens, e eu acho que por ser uma coisa cultural, não deveria ser esquecida. 👏

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, me fez lembrar do desenho a origem dos guardiões,assista se não assistiu. É bem legal também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani! Ainda não assisti mais irei conferir sim, obrigada pela visita ♡

      Excluir
  8. Muito legal não conhecia esse livro😊

    ResponderExcluir
  9. Só pela capa ele parece maravilhoso em. Agora fiquei super curiosa pra ler também. Adorei a resenha ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Que bom que se interessou, é um livro muito bom, espero que goste da leitura também ♡

      Excluir