About Me

4 de fev de 2018

[Resenha] Um oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

| |

Titulo: Um oceano no fim do caminho 
Autor: Neil Gaiman 
Numero de páginas: 208 
Ano de publicação: 2013
Gênero: Young Adult/ Fantasia
Compre: Saraiva  |  Amazon
Adicione: Skoob
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.

Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Olá pessoal hoje vamos falar sobre "O oceano no fim do caminho" do autor britânico Neil Gaiman. Este é um livro bem curtinho e bem rápido de ser e apesar da leitura ter demorado para me prender ainda assim continuei a leitura e valeu a pena.



O livro conta a estória de um menino de sete anos que adora ler, e que vive feliz com a irmã mais velhas e seus pais. Até que um dia ele descobre que sua família está pensando por dificuldades financeiras e por isso sua mãe irá voltar a trabalhar e que também alugou um quarto para uma nova governanta chamada Ursula Monkton. Ela parece uma moça nova e encantadora que logo conquista a todos. Mas o pequeno menino não se deixa levar pela beleza da moça e já desconfia desde o inicio que ela não é flor que se cheire.

No mesmo dia o carro do pai dele some, e ele recebe uma ligação da policia dizendo que acharam o carro e que ele deveria ir até lá e assim o menino acaba conhecendo uma garota de 11 anos chamada Lettie Hempstock, que acaba se tornando sua unica amiga.























Mas na verdade a estória começa a ser contada de trás para frente, quando o protagonista já está com 40 anos de idade e precisa voltar para cidade natal para um funeral. Durante o caminho ele resolve passar na fazenda da família Hempstock e lá encontra a mãe de Lettie e resolve ir até o lado que tinha no quintal da fazenda, pelo qual Lettie chamava carinhosamente de "oceano".

E ele começa a relembrar tudo que viveu há alguns anos atrás naquela fazenda e como aquela família com três mulheres , que nem ele mesmo conseguia explicar o que eram, pois as vezes as três pareciam ser uma só. E assim sentado naquele lago ele nos conta como tudo começou, como Ursula Monkton fez dele um portal e como quase destruiu a família dele. Viajamos na fantasia da estória que ele conta e que no fim percebemos a mensagem incrível e delicada que o autor quis transmitir e conseguiu com perfeição.
" – Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo."
Lettie e as outras mulheres da família Hempstock teve um papel muito importante no desenrolar da estória e para mim foram personagens muito marcantes que sempre irei lembrar quando lembrar deste livro, e personagens femininas assim tão fortes mesmo que secundários, para mim são de grande importância para a leitura, e confesso que adoro quando encontro personagens assim nos livros.


Toda essa estória contada nos leva para mais perto do protagonista, nos fazendo entender todos os medos, anseios e dificuldades do menino, que é narrado com uma delicadeza enorme. O livro conta com uma narrativa leve e rápida totalmente diferente do que eu esperava, mas ao decorrer da estória percebi que o autor não me decepcionaria.

"O oceano no fim do caminho" é uma estória tocante, uma fantasia muito bem escrita narrada pelo ponto de vista de uma criança, e para quem gosta de livros assim, este está mais que recomendado!
Beijos!

5 comentários:

  1. "Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro" melhor frase da resenha!! Me identifiquei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Gratidão por sua visita ♡

      Excluir
  2. Mel lembrou de memórias póstumas de brás Cubas. A história se passa de trás pra frente.

    ResponderExcluir
  3. Parece meu tipo de livro e com certeza já entrou pra listinha de livros para ler. Neil sempre arrasando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neil sempre arrasa mesmo!!! Espero que goste da leitura também!
      Bjs ♡

      Excluir