}

27 de abr de 2018

[Resenha] A luz que perdemos - Jill Santopolo


Titulo: A luz que perdemos
Autora: Jill Santopolo
Ano: 2018
Número de páginas: 272
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Adquira o livroAmazon ✰ Saraiva ✰ Livraria da travessa
Sinopse: Lucy e Gabe se conhecem na faculdade na manhã de 11 de setembro de 2001. No mesmo instante, dois aviões colidem com as Torres Gêmeas. Ao ver as chamas arderem em Nova York, eles decidem que querem fazer algo importante com suas vidas, algo que promova uma diferença no mundo.
Quando se veem de novo, um ano depois, parece um encontro predestinado. Só que Gabe é enviado ao Oriente Médio como fotojornalista e Lucy decide investir em sua carreira em Nova York.
Nos treze anos que se seguem, o caminho dos dois se cruza e se afasta muitas vezes, numa odisseia de sonhos, desejo, ciúme, traição e, acima de tudo, amor. Lucy começa um relacionamento com o lindo e confiável Darren, enquanto Gabe viaja o mundo. Mesmo separados pela distância, eles jamais deixam o coração um do outro.
Ao longo dessa jornada emocional, Lucy começa a se fazer perguntas fundamentais sobre destino e livre-arbítrio: será que foi o destino que os uniu? E, agora, é por escolha própria que eles estão separados?

Olá amores tudo bem com vocês? Recentemente a editora Arqueiro lançou o livro A luz que perdemos de Jill Santopollo e eu fascinada pela sinopse fui correndo comprar o ebook para ler. O livro conta a história de Lucy e Gabe, dois jovens que estavam na faculdade no dia da tragédia com as torres gêmeas no dia onze de setembro e por isso acabaram se conhecendo.
 
"Tentei esquecer aquele dia, mas era impossível. Não conseguia esquecer o que acontecera a Nova York, aos Estados Unidos, às pessoas nas torres. E não conseguia esquecer o que acontecera entre nós. Mesmo agora, sempre que alguém pergunta "Onde você estava nesse dia?", ou "Você estava em Nova York quando as torres desabaram?", a primeira coisa que penso é em você."



Lucy e Gabe acabam se beijando, mas são interrompidos pelo amigo de Gabe dizendo a ele que a sua ex está no telefone. Ao retornar Gabe conta a Lucy que voltou com a ex. Cada um então segue seu caminho, mas após se formar na faculdade Lucy encontra Gabe novamente desta vez solteiro e eles começam a namorar.

Gabe é um rapaz bonito e determinado, que corre atrás de seus sonhos e objetivos e sempre incentiva Lucy a fazer o mesmo, e isso é uma das coisas que ela mais admira no namorado. Mas com um pouco mais de um ano juntos, Gabe dá a Lucy uma notícia que ela nunca imaginou que receberia: Gabe, que tinha largado tudo para ser fotografo, recebeu uma proposta para trabalhar no Oriente médio. E por ter investido tanto em sua carreira em Nova York Lucy não poderia ir com ele, de jeito nenhum.

"Eu sempre soubera que isso aconteceria em algum momento, mas nunca pude imaginar como seria. E foi um pesadelo. Como se meu coração fosse frágil como vidro e alguém o jogasse no chão, quebrando-o num milhão de pedaços para depois esfregar o sapato nos cacos."

Um ano depois de Gabe ir embora, finalmente Lucy começa a se abrir para conhecer novas pessoas, mesmo que ainda com receio, e apaixonada pelo ex. Ela acaba conhecendo o simpático Darren, um rapaz determinado a conquista-la e ela acaba aceitando Darren em sua vida, mesmo sabendo que jamais amaria alguém como ama Gabe.

Ao longo de treze anos Gabe viaja o mundo enquanto Lucy tenta seguir sua vida. Eles ainda mantem contato uma vez ou outra, e Lucy começa a se questionar se foi destino que os uniu, e se foi o mesmo que os separou.

"Há pessoas com quem cruzamos na vida e que, depois que se afastam da gente, deixam de fazer parte dela. Mesmo quando encontramos de novo, ficamos apenas com um "Oi, como vai?". Com outras, no entanto, a impressão é de retornarmos sempre a conversa do ponto exato em que interrompemos."

O livro é narrado em primeira pessoa por Lucy e é cheio de passagens marcantes (quase enchi esta resenha de quotes haha). A narrativa flui muito bem, e o desenrolar da história é muito impressionante. Quando cheguei ao final do livro, me senti tão dentro da trama, que parecia que eu tinha passado e vivido toda a história junto naquele casal, ao lado de Lucy.

Já os personagens, principalmente a Lucy foi uma personagem que me fez sentir diversos sentimentos. Às vezes eu tinha dó, as vezes ela me irritava profundamente e as vezes eu simplesmente conseguia me identificar com ela. Acho que todos nós temos uma pessoa que foi marcante em nossa vida e que por alguma razão esta pessoa não está mas conosco, mas de certa forma, mesmo que doa, temos que seguir em frente, afinal, não podemos ficar esperando a vida toda por uma pessoa e deixando de ser feliz por isso não é mesmo?

E foi por isso que Lucy me irritou em alguns pontos, ela amava Gabe, mas em momento algum se permitiu ser feliz com Darren, ela sempre botava defeitos até nas coisas boas que ele fazia. Darren não era um santo e eu o achei um pouco insensível as vezes, mas Gabe também tinha defeitos bem parecidos. Aliás, algo que não gostei em Gabe foi justamente o fato de que parecia que ele não queria deixar Lucy seguir em frente, sempre aparecendo, ligando e mando mensagens nos momentos errados. Mesmo assim, acho que o desenvolvimento dos personagens foi o que me transportou tanto para dentro desta história tão bem escrita, e tão bem desenvolvida.

Mas acredito que a mensagem que a autora quis passar é que tem amores que são marcantes, e que de certa forma sempre os levaremos no coração, não importa quanto tempo passe, o quanto os caminhos sejam diferentes. E que tudo bem, a vida infelizmente não é um conto de fadas e que mesmo que seja apenas obra do destino, algumas pessoas estão destinadas a se conhecer, mas não a ficarem juntos, porém isso não impede um coração de amar alguém para sempre.

Beijos!!

19 comentários:

  1. Quando vi essa capa me apaixonei e estava procurando resenhas positivas para saber mais dele. A propósito adorei a sua, com a leitura podemos ver a nossa opinião sobre certas coisas e assuntos e isso é muito importante, sério, gostei muito da sua análise e quero ler o livro hahaha, confesso que compraria pela capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo, li no Kindle mas tô querendo o físico haha. O conteúdo vale mesmo a pena, fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas olha, que capa linda em!
    Fiquei interessada por essas alterações de atitudes de Lucy. Eu acho que iria amar embarcar nessa leitura. Vou procurar pelo livro. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, quando a gente termina este livro, fica com a sensação de que passou uma vida toda ao lado de Lucy! É impressionante!

      Excluir
  3. Nossa bem verdade essa mensagem que o livro quis passar. Existem pessoas que passam pela nossa vida acho q so pra gente ter certeza que sabemos amar, mas q nao serão nossa!!! É triste, mas acho que é maturidade! Deixar o outro ir mesmo sabendo q ama!! Ja quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esta mensagem me tocou muito também, e infelizmente é a mais pura verdade.

      Excluir
  4. Primeiramente, parabéns, sua capacidade de descrição é muito boa. Com respeito ao enredo, fiquei com duas impressões: 1) parece meio novela da Globo (carreira em Nova York, fotógrafo que vai trabalhar no Oriente Médio); 2) "Lucy e Gabe acabam se beijando, mas são interrompidos pelo amigo de Gabe dizendo a ele que a sua ex está no telefone. Ao retornar Gabe conta a Lucy que voltou com a ex.". Isso foi narrado nessa ordem mesmo? Se fosse um texto humorístico ou fantástico seria normal, mas em um enredo sério parece meio inverossímil, não? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia ainda esse livro, mas pela sua resenha e pela mensagem que o livro quis passar eu fiquei doida pra ler.

    Tem tantas pessoas que já passaram ou que ainda iram passar pelas nossas vidas e que ficaram guardadas no coração, pois talvez nunca mais iremos ve-las.

    tem tantas histórias iguais a de Lucy e Gabe por ai, né

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
  6. Com essa resenha fica dificil acreditar que se trata de apenas 1 livro, tem tanta história e trama!!!
    No fundo também penso que há pessoas que passaram e marcaram profundamente nossa vida que fica dificil esquecê-las!

    ResponderExcluir
  7. Ainda nao conhecia esse livro,mais com certeza se trata de uma obra incrivel. Fiquei bastante afim de ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Nossa que livro verdadeiro. Tive um amor que durou quase que a vida toda. No momento de se reencontrar, pois mora em outro país e eu morava em outro. Porem nossa cidade era no Brasil no momento que podíamos nos reencontrar. Era impossível para mim. A minha vida para mim tomou um rumo diferente no decorrer doas anos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, seria essa Lucy euzinha? Hahahaha não conhecia a obra, mas fiquei com vontade de ler... não posso ficar sabendo de livros com triângulos amorosos e gente sofrendo por amor que eu já piro hahah! Amei! (Sua descrição é muito boa, parabéns)

    http://ligiaslife.com

    ResponderExcluir
  10. ja li varias resenhas desse livro, mas nenhuma me atraiu tanto quanto essa. amo suas resenhas e ja quero ler o livro <3

    ResponderExcluir
  11. Pra mim livro em primeira pessoa é bem melhor pois consigo entender melhor. Obrigada pela resenha, já anotei o nome aqui pra lista que quero ler :)

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas amo romances, principalmente se for cheio de quotes lindas. Gostei da resenha

    ResponderExcluir
  13. Ao conhecia esse livro não mais a história super me conquistou! Fiquei com muita vontade de ler. Eu gosto muito de romances assim!! Muito boa sua resenha!! Vc escreve muito bem!!

    ResponderExcluir
  14. Achei demais a história, senti ela me envolvendo sabe? De tal modo que pude imaginar como cena de filme haha vendo tipo de atores que poderiam participar kkkk, gostei da resenha e espero pode ler esse livro e saber se eles ficam juntos no final 🙌🏼

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros! Esse eu não conhecia, não sou de ler romances rs mas esse parece interessante!

    ResponderExcluir
  16. Oi Jaque!!
    Eu terminei a leitura desse livro na semana passada e até agora ainda não sei se gostei completamente dela. A Lucy me irritou em tantos momentos, que eu só pensava: para com isso. Segue em frente. Para de esperar. Gabe pra mim foi mega egoísta e como você disse, ele sempre reaparecia e não permitia que Lucy fosse completamente feliz. Eu ainda preciso acalmar os ânimos pra escrever uma resenha sobre esse livro.
    Ótima resenha!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir