}

10 de abr de 2018

[Resenha] Um ano bom - Ana Faria


Titulo: Um ano bom
Autora: Ana Faria
Ano de publicação: 2016 
Número de páginas: 320
Editora: Letramento (Selo Bubble)
Gênero: Romance
*Livro cedido em parceria com a editora*
Adquira o livro: Editora Letramento ✰ Amazon
Sinopse: Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente. (Editora Letramento)


Olá amores tudo bem com vocês? Recentemente li o livro Um ano bom da autora mineira Ana Faria, e fui transportada de volta a minha adolescência (mesmo que não tenha muito tempo que sai dela haha). A adolecencia é uma fase maravilhosa de nossas vidas, que é cheia de descobertas, amizades e amores, que deixa várias lembranças, não é mesmo?

Neste livro, conhecemos Christopher, um aluno querido por muitas pessoas na escola e que está sempre rodeado de amigos. Mas a vida de Chris muda totalmente depois que uma garota ruiva, muito diferente de todas as garotas que ele conhece, começa a estudar na mesma escola que ele. Clara não parecia ser uma garota comum e isso chamou atenção de Chris desde a primeira vez em que viu ela.


"Até aquele momento, Chris havia conseguido quase tudo o que queria e sentia-se confortável naquele último ano escolar. Seria o início de uma boa despedida, para então passar a aproveitar o o que a universidade poderia proporcionar-lhe a partir do ano seguinte... Foi quando viu Clara pela primeira vez."

Mas para Clara, ele era só um garoto popular querendo chamar a atenção da novata. Na percepção de Clara, ele não poderia ser uma boa pessoa, se anda com a turminha que gosta de ofender os outros. Mas Chris era diferente, e logo, Clara começou a perceber isso. Parecia que ele estava mesmo determinado a conseguir a atenção dela.

O romance entre os dois foi surgindo sutilmente, e eles foram descobrindo aos poucos como é fazer parte da vida de alguém, e consequentemente entendendo os problemas um do outro. Confesso que no início achei Christopher, um garoto realmente mal, afinal, ele via os amigos dele tirando sarro de outras pessoas e não fazia nada. Ele não era do tipo de garoto que gostava disso, mas também não tomava nenhuma atitude para que seus amigos mudassem.

Porém a história foi se desenvolvendo e conforme Chris se apaixonava por Clara, dava para notar que ele estava disposto a mudar e realmente tentando. Já Clara, era uma garota que tinha medo de se apaixonar, pois ela cresceu vendo seu pai sofrer pelo abandono de sua mãe, que um dia simplesmente abandonou ela e o pai em casa e fugiu com outro homem deixando apenas um bilhete.

"Acho que você está com medo de sofrer por amor. Mas isso é inevitável. Todo mundo que ama acaba sofrendo de alguma forma. Mas não podemos nos privar de sermos felizes por causa do medo."

O livro é narrado em terceira pessoa, com capítulos curtos, intercalando o ponto de vista de Clara e Christopher. A autora traz uma narrativa leve e fluida, que nos transporta de volta a adolescência e também quebra aquele paradigma de que amores juvenis são banais, e passageiros.

"É mesmo confuso pensar que um casal possa se amar tanto no início, fazer planos, dedicar-se um ao outro e, depois, perder tudo isso. Parece que o tempo vai destruindo aquilo que nos mantém unidos, que certamente não é só amor."

É uma excelente leitura, que me prendeu logo nas primeiras páginas e me deixou com o coração quentinho no final, pensando nesta fase incrível e gostosa da vida que é a adolescência.
Beijos!

15 comentários:

  1. Ain que amor!
    Até eu fui transportada para a minha adolescência!
    Amo livros com histórias leves e gostosas de serem lidas como essa.
    Meu desejo é terminar a faculdade logo para comprar um monte de livro que lia na minha época de adolescente.
    Sei que vou me apaixonar pelos personagens deste livro "Um ano bom" e este é um tipo de livro juvenil que eu gosto de ler. Porque tem alguns livros juvenis que são bobos demais. Como se o autor pensasse que ser adolescente é ser bobão. rsrs
    Valeu pela dica! Adorei!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  2. Nossa só de ler seu POST me senti dentro do livro confesso que faz muito tempo que não leio um livro que prenda minha atenção e acho que está na hora de voltar e esse livre dese ser muito legal parar isso obrigada pela dica amei de verdade

    ResponderExcluir
  3. Já gostei da sinopse, já quero dar uma conferida, faz algum tempo que sai da adolescência então voltar mesmo que penso será maravilhoso. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro muito bom, já adicionei ele na minha lista de livros para ler! Amei o post💙😻

    ResponderExcluir
  5. Já amei!!! Não tinha visto esse livro ainda não, mas já senti vontade de ler. É bem no estilo de leitura que gosto.

    Beijos
    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  6. Muito bom !! Realmente tem que realimentar sempre o amor para que ele sobreviva as adversidades da vida e o tempo . Amei⭐️

    ResponderExcluir
  7. Ai meu deus, esses romances de adolescentes me matam! hahaha eu AMO, me da saudades dessa época! Resenha maravilhosa, vou fazer uma busca atrás desse livro.

    ResponderExcluir
  8. me interessei pelo livro antes pela capa. mas depois da sua resenha. eu me apaixonei. já quero

    ResponderExcluir
  9. Hey
    Só em ler sua resenha já me lembrei da época de minha adolescência !
    A gente reclamava né? Kkk mas hoje vejo que até os amores eram mais leves !
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, uauu fiquei de boca aberta essa resenha me deu vontade ler o livro agora faz um tempinho que não vejo um livro desses super curtir
    Beijos Lindaa ^^

    ResponderExcluir
  11. Agora fiquei morrendo d me vontade se ler esse livro. Quero muito. Além de tudo, amei a capa, mas preciso terminar meu Harry potter.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Gente que enredo mais amorzinho. Primeiro amei essa capa, é tão leve, tão high school. As vezes pensamos que as pessoas são muito diferentes umas das outras mas conforme vamos convivendo percebemos que temos coisas em comum. Ótima indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Parece ser um livro bem bacana de ler e que nos remete aos tempos bons da adolescência né?

    ResponderExcluir
  14. Ah que dica maravilhosaaa, quando n tinha meu bb eu lia mais só que agora estou muito corrida mas daqui a pouco ele cresce mais e vou poder ler nem que seja na hora que ele dormir.

    ResponderExcluir
  15. que romance bonito! Tem um tempo que não leio literaturas, mas seria um que com certeza gostaria de adicionar na minha lista. Gostei deste trecho destaque "Acho que você está com medo de sofrer por amor. Mas isso é inevitável. Todo mundo que ama acaba sofrendo de alguma forma. Mas não podemos nos privar de sermos felizes por causa do medo." Beijos

    ResponderExcluir