About Me

29 de mai de 2018

[Resenha] Frankestein ou o Prometeu Moderno - Mary Shelley

| |

Titulo: Frankestein 
Autora: Mary Shelley
Ano: 2014 
Número de páginas: 240
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Terror/Horror
Adquira o livro: Submarino ☆ Amazon
Sinopse: Neste clássico da literatura ocidental, o suspense percorre todo o romance, do início ao fim. Inebriado por uma sociedade cientificista e encantado com a alquimia medieval, um estudante decide criar um ser humano. Quando, porém, ele dá o sopro de vida à criatura, é tomado de horror e foge, abandonando sua invenção. Com uma personalidade a um só tempo dócil e cruel, forjada numa existência solitária no mundo, o monstro decide ir atrás de seu criador. Mas é novamente rejeitado e, amargurado pelo modo odioso com que é tratado pelas pessoas, inicia a mais cruel das vinganças, que desencadeia uma dupla perseguição e um inevitável fim trágico.

Olá pessoal tudo bem?
Frankenstein ou o Prometeu moderno é um clássico do terror muito aclamado mundialmente e que já tem várias adaptações. Apesar disso nunca vi nenhuma e estava muito curiosa para ler e conhecer a escrita da Mary Shelley.

Victor Frankenstein é um jovem cientista suíço, ambicioso, que vem de uma família muito rica, e que após a morte de sua mãe decide se mudar para a Bavária para estudar. Mas após alguns meses de estudo Victor decide que está na hora de tentar criar algo sozinho. Algo extraordinário, como um ser humano por exemplo. Algo que faria as pessoas finalmente enxergar seu potencial.



"Lembre-se, que não estou registrando as visões de um louco. O que afirmo agora é verdadeiro, tanto quanto o sol que brilha no céu. Talvez algum milagre o tenha produzido, mas ainda assim os estágios da descoberta foram distintos e plausíveis. Após dias e mais dias de trabalho e cansaço inacreditáveis, consegui descobrir a causa da geração da vida; não, mais do que isso, tornei-me eu próprio capaz de dar a vida a matéria inanimada."

Porém após incansáveis noites sem dormir se dedicando ao seu projeto, o resultado é uma criatura horrenda que deixa Victor espantado com sua monstruosidade. Ele acaba abandonando sua criação, mas após se dar conta de que pode ter cometido um erro deixando a "criatura" livre, ele decide que precisa acabar com a sua própria criação.

Narrado em primeira pessoa, a história é contada por meio de cartas e diários, em capítulos curtos. A trama é muito envolvente, e quase conseguiu me deixar de ressaca depois, de tão conectada a história que eu fiquei.

Victor é um personagem muito ambicioso e egoísta e as vezes fiquei com a impressão de que ele não tinha empatia nenhuma com sua própria criação, que por sua vez é muito diferente de tudo que eu imaginei, e muitas vezes cheguei a me perguntar o que teria acontecido se Victor não tivesse o abandonado.

Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre esta história. Frankenstein é uma história de terror que não deixa tudo "escancarado" é preciso perspicácia para perceber o horror descrito naquelas páginas, e é isto que torna esta leitura tão intensa e tão atual.

E o que dizer desta edição? A edição que eu comprei é da editora Nova Fronteira, em capa dura, e que faz parte do Box "Mestres do Terror" é uma edição que muito linda, em capa dura com uma ótima diagramação.

*Este livro faz parte do desafio "Rory Gilmore Books Project" e para ver a lista completa dos livros é só clicar AQUI

Beijos!!

33 comentários:

  1. Olha que dica excelente. Eu nunca li esse livro e na verdade, nunca nem me passou pela cabeça incluir na minha lista de leituras. Mas irei. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! Espero que goste da leitura quando for ler também.
      Beijos!

      Excluir
  2. Um clássico da literatura, mas ainda não li, me encanta a história de Frankenstein , todo terror nas entrelinhas e essa edição está um luxo só. Amo essa editora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura muito fascinante mesmo! Espero que goste, a editora arrasou nesta edição.
      Beijos!

      Excluir
  3. Este livro tem que ser lido com muita atenção, um clássico da literatura internacional, anotarei na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste também.
      Beijos!

      Excluir
  4. boa noite, como vai? Confesso que ainda nao conhecia esse livro, mas acheis uper interessante a sua resenha, bem completa

    ResponderExcluir
  5. ai meu deus, confesso que fiquei um pouco nervosa de ler essa resneha, nao sou mt de terror nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena. Mesmo assim obrigada pela visita
      Beijos!

      Excluir
  6. Já li e já vi muitas historias do Frankenstein , e mesmo assim não me canso! Acho uma história super interessante, é antiga, mas nos dias de hoje, com as tecnologias que temos, parece ser bem provável, ne? Enfim, eu ainda não tinha lido a história dessa autora, adorei a capa, e pela resenha parece ser bem diferente das outras que li!

    ResponderExcluir
  7. Bem bacana sua resenha e apesar de ser tão conhecida a história, sempre é bom ler quando escrita de uma forma diferente, apesar de eu também não ter lido a história original, mas são tantas releituras disponíveis não é? Quanto ao criador, já dá raiva só de ler suas considerações, imagina lendo o livro em si... Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  8. Já vi varias historias dele, mas nunca enjoo, fiquei curiosa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaque, eu sou louca para ler este livro, assisti o último filme lançado "Dr Frankestein", mas me pareceu um pouco diferente da tua resenha, como sempre, nas adaptações. Adorei tua resenha, quando ler, vou ficar atenta aos detalhes.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acredita que apesar de ouvi falar da história eu nunca li um livro sobre? 😱 Normalmente achamos que não é tão envolvente, mais gostei muito da resenha e me deu vontde de entender mais sobre o Frankestein 🤔 Achei a capa do livro linda e bem expressiva

    ResponderExcluir
  11. eu me apaixonei pela aparencia do livro nao nego a historia me pareceu ser bem boa e diferente de alguem que ja tenha lido dica anotada

    ResponderExcluir
  12. Desse nunca ouvi falar, achei ótima a proposta do livro, amo histórias que reinventam, já quero ler

    ResponderExcluir
  13. Oi Jaqueline!
    Ótima dica!Realmente é o tipo de livro que pode deixar numa ressaca literária mesmo.Achei muito reflexivo.Quando terminei de ler fiquei olhando pro nada,pensando em um monte de coisas.
    Quero ver as adaptações,também não vi nenhuma ainda.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiê, tenho esse livro mais até o presente momento não li, apesar de que amo esses classicos, sua resenha aumentou ainda mais minha vontade de ler.

    Sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa realmente, todos conhecem Frankenstein mas nunca conheci ninguém que realmente leu a história...

    ResponderExcluir
  16. Uau, amei a capa. 😍
    Nunca ouvi falar desse livro, gostei de conhecer um pouco sobre ele. Parece ser uma leitura interessante e intensa.
    Gostei muito da sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jaque! Dos clássicos de terror, esse é um dos meus favoritos. Sempre gostei da história e pude reler várias vezes. Adorei a sua resenha, mostra bem o que esperar da leitura para quem ainda não o conhece.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  18. Olá, ficou ótima a sua resenha. Tenho Frankenstein em uma outra edição há algum tempo na estante e é um clássico que estou bem animada para ler.

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não conhecia o livro e achei bem bacana a sua resenha sobre ele, não acho que seja lá muito terror, mas fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
  20. Oii Jaque

    Acredita que nunca li a história do Frankenstein? Conheço a premissa básica do médico e do monstro mas nunca li o livro em si e nem nada da Mary Shelley. Que legal que vc conectou tanto com a história, eu adoro narrativas em primeira pessoa, acho que prendem mais o leitor.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Apesar de um clássico eu também nunca vi nenhuma adaptação e conheço bem por cima a trama. Então saber que Victor é ambicioso e egoísta me deixa abismada, da mesma maneira que nada é escancarado, realmente o melhor é esquecer tudo que vá vi ou ouvi sobre o assunto e explorar o livro em questão. Gostei da dica.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Apesar de se tratar de um clássico da literatura, eu nunca li esse livro e nem assisti às adaptações. No entanto, confesso que não tenho curiosidade.
    Sei que o livro foi um marco na época que foi lançado e que se trata de uma obra mais complexa e, pelo que já vi, traz reflexões bem interessantes. Porém, não leio nada de terror e confesso que a premissa não me desperta minha curiosidade ao ponto de querer me aventurar a ler esse gênero.
    De qualquer forma, é um livro muito conhecido e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Muito legal sua resenha, parabéns, mas definitivamente não é uma leitura que eu faria por motivos de que: não é meu gênero, eu tenho pavor de assistir, ler ou qualquer similar rs
    Mas gostei de conferir sua opinião.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Apesar de ser um classicão, confesso que por ser terror, não é algo que leria de pura boa vontade hehe é um enredo em que não me aventuro muito e realmente tenho medo. Mas a sua resenha está maravilhosa e com certeza será um prato cheio para quem curte <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá, esse é um livro que eu não considero ser do gênero terror, mas sim de fantasia ou suspense..rs! Eu conheço a história e fiz a leitura dele quando ainda era adolescente naquelas edições escolares, peguei emprestado um dia e devorei o livro, ainda pretendo comprar uma edição bonitona para mim, acho ótimo ter esses livros na estante e ler para os meus sobrinhos.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  27. Olá Jaque!
    Esse livro é lindo mesmo, assim como os outros do box, eu fiquei mega tentada a comprar, mas acabei deixando passar. Tenho muita curiosidade em ler esse grande clássico do terror, assim como os outros.

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Jaque! Tudo bem?
    Essa edição tá bonita demais, gente! Tá até dando vontade de comprar ainda que eu tenha a versão da Darkside e outra da L&PM Pocket, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sim, sou daquelas que adora umas três ou quatro versões do mesmo livro, mas dificilmente tem dinheiro para isso.
    ADORO esse livro com toda a alma, um dos grandes clássicos do terror.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir