}

12 de jul de 2018

[Resenha] Crocodilo sonhador - Vanda Amorim


Titulo: Crocodilo sonhador
Autor(a): Vanda Amorim
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 256
Gênero: Drama/Romance
Editora: Letramento 
Adquira o livro: Livraria Folha ✰ Amazon 
Sinopse: Rede de relacionamentos que enlaça a existência dos personagens. Nas dobras dessa rede, o sentido das coisas se mostram e se esquivam. E o amor, em suas várias vertentes, pode até rimar com dor, interesse sensual, entusiasmo de uma paixão avassaladora, tédio denunciador de que o fogo se foi, reinicio do mesmo amor – se for possível.Eugênia, uma jovem mulher insegura e vulnerável às estratégias de Eduardo, um homem excêntrico, passa parte de sua vida se equivocando nas escolhas. Mesmo sem intenção, faz sofrer as pessoas que a amam de verdade, em especial o homem de sua vida, Gabriel. “Durante dois anos de casamento, Eugênia viveu em um verdadeiro inferno de cobranças, humilhações e agressões. Não conseguindo entender o ódio que o marido sentia por ela.” Apenas com o tempo percebe que tudo poderia ter sido diferente se não tivesse feito opções desastrosas. Após o nascimento dos filhos trigêmeos, situação que a expõe a maior sofrimento e tortura, Eugênia decide reunir força para desatar-se definitivamente das garras de seu algoz.Com temas áridos como a violência moral e física contra a mulher, HIV, paralisia cerebral e homossexualismo, esta obra, num enredo contemporâneo e dinâmico, ensina que apesar de todos os reveses da vida, amar ainda vale a pena.



Olá amores tudo bem?
Crocodilo sonhador é um livro que me surpreendeu muito, e que vou logo avisando que este livro é um daqueles que nos faz refletir sobre muitas escolhas que fizemos na vida.

O livro conta a história de Eugênia, uma menina estudiosa que namora Júlio. No último ano de escola, Júlio conta para Eugênia que irá fazer um intercâmbio, e assim a garota passa um ano inteiro sofrendo de saudades do namorado. Mas no dia do seu retorno, Eugênia apesar de estar muito feliz com a volta de seu amado para sua vida, recebe a notícia de que Júlio queria terminar o relacionamento.


Eugênia sofre por um tempo pelo termino do relacionamento, e quando decide seguir a sua vida ela conhece Gabriel, um rapaz carinhoso e cheio de sonhos. Com Gabriel, Eugênia era feliz e o amor dos dois só prosperava a cada dia, até que seu ex, Júlio, resolve procurá-la para lhe contar que está com aids, e que ela pode ter contraído a doença dele. Desesperada e com medo de estar com a doença, Eugênia conhece Eduardo, um rapaz que frequenta a mesma faculdade que ela e que se mostra ser um ótimo amigo e um bom ouvinte. Logo esta amizade vai se tornando algo mais íntimo e os dois acabam namorando, e Eugênia, decide terminar seu relacionamento com Gabriel.

Após um tempo de namoro, Eduardo decide terminar com Eugênia e ela, sentindo muita falta de seu ex namorado Gabriel, liga para ele e marca um encontro ignorando os conselhos de sua psicóloga que insistia que ela deveria se resolver com Eduardo primeiro para depois pensar em voltar com Gabriel. Mas, Eugênia foi inconsequente, e após terem uma longa conversa, Gabriel e Eugênia reatam o noivado. Porém novamente Eduardo corre atrás de Eugênia e ela acaba abandonando Gabriel de novo para ficar com Eduardo, ignorando o quanto ela já tinha feito o jovem moço, que tanto sonhava construir uma vida feliz ao lado dela, poderia estar sofrendo e casou-se com Eduardo.

" - Meu Deus, porque ele quis casar comigo? Eu era tão feliz com Gabriel, com minha família. O que será que fiz para merecer tudo isso?"

No mesmo dia do casamento, Eduardo começou a mostrar quem realmente era, e Eugênia passou a sofrer cada dia mais com a violência doméstica, verbal e financeira. Também foi proibida de falar com os próprios pais. 

" - Isso tudo é um grande circo, onde você, meu amor – olhando fixamente para a então esposa, completou -, é a maior palhaça."
O livro é narrado em terceira pessoa a partir do ponto de vista de Eugênia, e espero que eu tenha conseguido falar um pouco sobre este livro sem deixá-los confusos com os relacionamentos de Eugênia, pois eles são uma parte muito importante nesta história e foi o que a levou a sofrer tanto. Eugênia foi vítima das "más escolhas" que todos nós já fizemos algum dia na vida não é mesmo?

Consegui sentir um pouco de raiva dela em alguns momentos, quando ela parecia "brincar" com os sentimentos de Gabriel, mas logo este sentimento se esvai e no lugar disso, eu só conseguia sentir empatia por ela ao longo do livro. Infelizmente uma má escolha de Eugênia, a fez no fim sofrer tanto e só depois, quando já não tinha como mudar nada, ela percebeu quem era seu amor de verdade.

A trama se desenrola de uma forma muito rápida, mas não deixa pontas soltas, e é uma trama que trata de violência contra a mulher de uma forma original, que nunca vi antes em livros que também abordam o assunto.

O livro tem capítulos curtos, e apesar de abordar um tema tão pesado, pra mim foi uma leitura rápida e fluida. Devorei este livro e me apaguei a muitos personagens, alguns até secundários, como os pais de Eugênia, que foram bem trabalhados, assim como os personagens principais.

Crocodilo sonhador, é uma história tocante sobre escolhas, relacionamento abusivo, luta e perdão. Será que depois de tantos anos sofrendo, Eugênia conseguiria sair de deste relacionamento abusivo e se perdoaria? Leia também e descubra! Garanto que vale a pena.
Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário