11/10/2018

[Resenha] 13 segundos - Bel Rodrigues

| |

Titulo: 13 segundos
Autora: Bel Rodrigues
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 304 pág.
Editora: Galera Record
Gênero: Young adult
Adquira o livro: Amazon ✰ Saraiva
Sinopse: O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.




Olá amores, tudo bem?

Desde do dia que a Bel Rodrigues anunciou que iria publicar um livro eu fiquei louca para ler sua obra, pois sempre admirei muito a Bel, sempre a achei muito sensata e continuo achando. Mas infelizmente seu livro me decepcionou um pouco, e talvez isso seja consequência das expectativas altíssimas que criei sobre 13 segundos.
O livro conta a história de Lola, e já começa com ela terminando com Léo, seu namorado com o qual teve um relacionamento abusivo.

“Vai ver o amor é mesmo cego. Mas de repente eu via tudo com clareza e sabia que não seria feliz ao lado dele. Cada vez Leo provava mais isso.”

Após o término Lola promete que não irá se envolver com ninguém por um tempo e com a ajuda de suas amigas, tenta recomeçar e curtir seu último ano de escola. E após o corte do coral da escola e com o incentivo de seus amigos e parentes Lola resolve criar um canal no Youtube para postar seus covers.

E mesmo não querendo se relacionar com ninguém amorosamente no momento, Lola conhece Jhon, um intercambista do Canadá, e ficam atraídos um pelo outro imediatamente. Mas o que Lola não imagina é o quanto sua vida poderia mudar em apenas um ano.


O livro é narrado em primeira pessoa e possui uma narrativa muito fluida. Lola é uma personagem cativante e suas amigas não ficam para atrás neste quesito. A união feminina e a amizade são um ponto forte, muito bem trabalhados e importante neste livro e para o desenvolvimento da história também.

Mas um ponto que me decepcionou nesta história infelizmente foi o romance. Jhon é um intercambista lindo, que logo fica atraído por Lola, mas ele infelizmente não me convenceu e não consegui me sentir cativada por este personagem, que na verdade teve atitudes bem estranhas para se aproximar de Lola. E a autora focou demais no romance deles, quando na verdade a sinopse prometia uma história sobre relacionamento abusivo e revenge porn. E estes assuntos ficaram para o final, e tão rápido como apareceu, foi resolvido.

Mesmo assim os personagens foram bem desenvolvidos e por isso digo que vale a pena, acredito na Bel e no potencial que ela tem como escritora por isso mesmo ficando um pouco decepcionada, eu recomendo que leiam, porém não leia com muitas exceptivas e espere uma história um pouco diferente daquilo que a sinopse promete.
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário