26/10/2018

[Resenha] Novo Poder - Alê Youssef

| |
Titulo: Novo poder - Democracia e tecnologia
Autor: Alê Youssef
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 152
Editora: Letramento
Gênero: Tecnologia/Politica
Adquira o livro: Saraiva  Amazon
Sinopse: Este livro pode ser usado como um manual para quem quer também se aventurar a pensar, com responsabilidade, a complexidade – incluindo cada vez maiores ambiguidades – do nosso mundo atual. Não é mais possível fundamentar ativismos em certezas emancipatórias do passado. É preciso admitir: ninguém entende o que está acontecendo, ninguém tem nenhuma proposta salvadora, capaz de gerar consenso absoluto, mesmo dentro de bolhas. E todos os passos e discursos são perigosos, todos escondem múltiplas armadilhas. É preciso encarar de frente aquilo que é difícil. Que fazer? E fazer com quais ferramentas? Alê resume bem o impasse central de qualquer iniciativa democrática hoje:
“As hashtags mobilizadoras, as guerras virtuais, os memes e toda forma de ativismo atual, majoritariamente ocupam a timeline de grandes plataformas, geridas por interesses de grandes empresas. Para os ativistas, parece não existir outra maneira de mobilização on-line que não seja travar as disputas nesses grandes condomínios privados, que reúnem grande parte da população.”






Olá amores tudo bem?
Já leram um gênero para sair um pouco da caixinha? Pois, foi isso que eu fiz este mês. O livro Novo poder - Democracia e tecnologia foi um livro totalmente diferente do que eu costumo ler e principalmente resenhar aqui pra vocês, mas acredito que sempre é importante trazer leituras para todos os gostos.

O livro inicialmente era apenas um projeto de conclusão de curso do autor, mas aborda um tema tão importante nos dias atuais que acabou virando um livro para nos fazer pensar, se hoje em dia lutamos mesmo por democracia, se saímos da bolha que existe em nossas redes sociais, a bolha onde todos concordam conosco.

"Os tweets indignados e outras formas de mobilização on-line, fazem barulho, mas abalam pouco os planos dos governos. Continuamos lendo noticias sobre índices de desigualdade sociais lamentáveis, operações militares desastrosas favorecimento de grupos econômicos através de decisões politicas, obras publicas duvidosas, decisões pouco relacionadas ao interesse de todos."




Neste livro o autor nos leva a pensar se realmente conseguimos chamar atenção dos governantes do nosso pais através de redes sociais, que é o que sem duvida mudado e muito, não só na nossa forma de pensar, como de protestar também. Será que esta seria a melhor forma de chamar atenção de nossos governantes para nossos problemas sociais?

"A falta de protesto é muito perigosa para a sociedade, pois este significa um sintoma da necessidade de mudança social."

Demorei um pouco para finalizar este livro, porque para mim, qualquer assunto relacionado a politica deve ser lido com mais atenção. porém não sei se realmente li no momento certo. Mesmo assim é uma leitura que eu indico, principalmente para aqueles que estão á procura de algo do gênero para ler, pois é sem sombra de duvida um livro que aborda um assunto muito importante, ainda mais nos dias atuais, em levantar questões politicas e ler algo do assunto, é importante.

A edição do livro está bem bonita e com folhas amarelas e letras de tamanho confortáveis para ler.

Beijos!

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro e apesar de ter entendido a proposta sinto receio do que irei encontrar na obra. Como vc mesma disse é importante ler com muita atenção, né? Estamos vivendo um momento bem delicado no país =/
    Mesmo assim gostei da sinoopse

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir