03/12/2018

[Resenha] Amigos para vida - Andrew Norriss

| |

Titulo original: Jessica's ghost
Autor: Andrew Norriss
Ano de publicação: 2018
Número de páginas: 208
Gênero: Infanto juvenil
Editora: Valentina
Skoob: Adicione 
Adquira o livro: Amazon  Livraria da travessa 
Sinopse: Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos para a vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.
*Livro recebido em parceria com a editora*




Você já leu um livro que quando terminou, quis falar para o mundo inteiro ler e se apaixonar também? Este livro pra mim foi Amigos para a vida.

O livro conta a história de Francis, um garoto sem amigos. Ele gosta de fazer roupas para bonecas inspirado em grandes marcas, e sofre bullying na escola por isso. Mas tudo muda, quando Francis conhece Jessica, um fantasma que fica impressionada ao saber que ele é o único que conseguiu vê-la até aquele momento, e por isso os dois acabam criando uma grande amizade.


“Não que aquilo importasse, pensou ele, pois não tinha a menor intenção de contar a alguém que acabara de conhecer um fantasma na hora do recreio.”


A companhia de Jessica se torna cada vez mais importante para Francis. Ela não sabe como morreu, mas sabe que todos os dias a noite volta para o hospital não só porque sente que tem que voltar para lá, mas também para encontrar respostas sobre o que aconteceu com ela. Enquanto isso, a mãe de Francis o convence a conhecer a filha de uma amiga, que esta preocupada com a filha que irá estudar em uma escola nova, mas que por ter tido experiencias ruins em outra escola, se recusa a ir.

Porém, algo inesperado acontece: Ao chegar na casa de Francis, a garota consegue ver Jessica também, e os três criam uma amizade que surpreende a mãe de Andi. E não para por ai, outra mãe também fica sabendo o que Francis conseguiu ao se tornar amigo de Andi e pede a ele que seja amigo de seu filho, Roland. Juntos, eles se tornam um grupo forte, que de certa forma completa um ao outro e a cada dia que passa esta amizade vai se tornando mais forte, até eles perceberem que existe um motivo pelo qual eles se tornaram amigos, e este motivo este ligado a causa da morte de Jessica.


“Por que, pensou Francis, “ser diferente” tinha que ser tão doloroso? Por que era assim tão importante, quando, se refletíssemos bem, todo mundo era diferente de uma maneira ou de outra?




Francis é um personagem cativante e o fato dele aceitar tão bem Jessica ― apesar de ela ser um fantasma, o torna mais cativante ainda. Essa amizade incomum e sincera que nasce entre os dois é muito bonita, e como esta amizade passa a ajudar pessoas como Francis também. O livro é narrado em terceira pessoa, e traz uma mensagem de aceitação e de amizade.

O motivo pelo qual eles se tornaram tão amigos trouxe um choque necessário para o desenvolvimento desta história tão bela e tão bem escrita que me deixou muito emocionada e feliz de saber que existem obras que trazem mensagens importantes assim, voltadas para o público infanto juvenil, mas que pode (e deve) ser lida por todas as idades. Apesar de ser um livro curtinho, o autor consegue passar todas estas mensagens importantes e desenvolver a história e os personagens com maestria, sem deixar pontas soltas, com uma narrativa cativante.

Por fim, só quero dizer: Leiam este livro! Amigos para a vida foi uma grande surpresa para mim, e a história de Francis e seu novo grupo de amigos nos leva a se emocionar com esta história tão sensível que nos mostra que não precisamos ser iguais a todos ao nosso redor, e tudo bem. Afinal, ser diferente não precisa ser doloroso, sempre haverá alguém no mundo capaz de nos aceitar e nos amar da maneira que somos.
 

Beijos!

11 comentários:

  1. Olá!
    Eu tinha visto uma postagem em outro blog falando sobre esse livro como lançamento e me encantei já na sinopse.
    Tenho uma queda por história com fantasmas desde "Mediadora" da Meg Cabot e acredito que esse livro é muito meu estilo.
    Adorei sua resenha e com certeza vou ler o quanto antes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou encantada com esse enredo, parece ser uma leitura muito amorzinho, cheia de ensinamentos.
    A edição está linda e não vejo a hora de conhecer mais de pertinho os personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Que amor esse livro!

    Ainda não conhecia ele, mas parece maravilhoso, a premissa é muito bacana. Já vou colocar aqui na lista pro ano que vem.

    beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Genteee, como assim a moça é uma amiga fantasma? Hahahahaha, que diferente, já quero! Parece ser mesmo uma leitura surpreendente, adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Muita gente tenm falado bem sobre esse lançamento, principalmente la na gringa, a proposta me parece muito interessante e nos faz refletir sobre muitas coisas, sua resenha me deixou bastante interessada. Essa capa é uma fofura.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu tenho visto muitas pessoas falando sobre esse livro e todas elogiaram bastante. No entanto, eu confesso que, a princípio, não pretendo ler. Os últimos livros infanto-juvenis que eu li foram enormes decepções e, por isso, resolvi evitá-los por um tempo.
    Fico feliz que você tenha gostado da leitura e parece que ele traz uma mensagem muito bonita e importante. Não é um livro que eu tenha interesse em ler, no momento, mas quem sabe futuramente? De qualquer forma, adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Adore sua resenha, o livro aborda questões importantes como amizade, bullyng e relacionamentos, a editora tem o costume de publicar livros com temáticas assim para o público infanto juvenil admiro isso, não conhecia a obra mais fiquei encantada com a superação dos personagens em relação a suas dificuldades em sociedade, beijos!

    ResponderExcluir
  8. OLá
    Eu não acredito que não solicitei esse livro, sério. Meu DEUS que premissa fantástica. Acho que como sou manteiga derretida iria me emocionar muito com esse livro. Eu amei sua resenha, senti amor nela ao falar dos personagens. Fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre esses personagens e sobre como Jessica morreu. Estou mega ansiosa para fazer a leitura♥

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Antes de comentar sobre a resenha tenho que dizer: que foto linda <3
    Então, eu li esse livro recentemente e também fiquei com uma vontade de gritar para todo mundo o quanto é uma leitura necessária. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    A Valentina está sempre arrasando meu coração! Eu pesquisei sobre o autor e sobre o livro quando ele foi lançado e fiquei impressionada. Já sei que irei amar essa história e você me deixou mais ansiosa para começar a leitura. E o que falar dessa capa??? Muito amor!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  11. Ola, tudo bem?

    Meu Deus que história mais linda! Não tinha lido nenhuma resenha dessa historia ainda e me encantei. Já tinha curiosidade com o livro por conta da capa que achei a coisa mais linda e fofa do mundo e agora saber que a historia corresponde a isso.... quero!

    beijos

    ResponderExcluir