01/09/2017

[Resenha] Confissões no crematório - Caitlin Doughty

| | 34 comentários

Titulo: Confissões no Crematório
Título Original: Smoke Gets in Your Eyes
Autor(a): Caitlin Doughty
numero de páginas: 260
Editora: DarkSide Books
Ano de publicação: 2016
Gênero: Ficção
Sinopse:Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.
Confissões do Crematório reúne histórias reais do dia-a-dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos filosóficos, históricos e mitológicos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores.
O livro de Caitlin – criadora da websérie Ask a Mortician – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira inteligente, honesta e despretensiosa – exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma bênção, é apenas uma forma profunda de terror”.



Oi pessoal !! Hoje vim falar de um livro um pouco diferente,de tudo que eu já li na minha vida até o momento!
Confissões no crematório é escrito por Caitlin Dought,uma jovem que desde cedo encarou a morte com muita naturalidade. Ainda criança,ela testemunhou um acidente de uma menina no shopping,uma morte terrivelmente trágica que deixaria qualquer um com trauma. Mas para ela não foi assim,ela começou a pensar na morte como uma "fase" de vida.
Caitlin cresceu e se formou em história medieval pela universidade de Chicago, e também trabalha como agente funerária. E foi dai que Caitlin criou um canal no youtube (Ask a Mortician) e escreveu seu livro baseado em tudo que ela já aprendeu e vive diariamente como agente funerária.
 Gosto de dizer que este livro mudou a minha forma de enxergar a morte,antes eu tinha medo mas hoje consigo pensar com naturalidade sobre este assunto,afinal todos nós só temos o mesmo destino. O que me levou a ler este livro foi uma certa curiosidade mórbida sobre a morte,e tudo que diz respeito a ela incluindo a rotina de uma funerária,afinal não é todo dia que temos o prazer de encontrar livros ou até alguém que expõe sua rotina com gente morta para o mundo não é mesmo?
 Usando sua experiência de anos de trabalho no meio mortífero, Caitlin expõe ao leitor desde informações de como um corpo é embalsamado ou então cremado, até qual o pensamento que determinado povo tinha no passado sobre a morte passando pelos rituais que algumas religiões estão acostumadas a fazer. 



"Aceitar a morte não quer dizer que você não vai ficar arrasado quando alguém que você ama morrer. Quer dizer que você vai ser capaz de se concentrar na sua dor,sem o peso de questões existenciais maiores como "Por que as pessoas morrem?" e "Por que isso está acontecendo comigo?". A morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo "
Sei que pode parecer até "frieza" o modo como é falado do livro,porém eu garanto para vocês que não,apesar do assunto mórbido,Caitlin aborda de uma forma muito delicada e ao mesmo tempo bem crua e real desse momento da vida que um dia irá acontecer com todos nós.
"Confissões no crematório,um livro para quem pretende morrer um dia "
Se interressou pelo livro? Como disse acima Caitlin também tem um canal no youtube aonde ela fala sobre essa sua rotina "morbida" e muito interressante ! Para quem entende inglês,super recomendo !


Espero que tenham gostado e me contem se ficaram curiosos para ler !