RESENHAS

FILMES

SÉRIES

[Resenha] Escuridão total sem estrelas - Stephen King

by - 15:39

Titulo original: Full dark,  No Stars
Autor: Stephen King
Número de páginas: 392
Gênero: contos/suspense
Editora: Suma
Skoob: Adicione
Adquira o livro: Amazon  Submarino
Sinopse: Vencedor dos prêmios BRAM STOKER e BRITISH FANTASY
Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas.

Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos.
Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

“Contos que fazem mais do que jus à qualidade literária desse autor prolífico. Instigantes? Sim. Brutais? Nem queira saber.” — The New York Times
“Reviravoltas sombrias guiam os quatro contos, que mostram como um talentoso contador de histórias pode fazer um livro inquietante e impossível de largar.” — Publishers Weekly
“King oferece quatro olhares que vão direto ao ponto ao mostrar os limites da ganância, da vingança e do autoengano.” — Booklist


Eu amo as obras do King, e apesar de não ter lido todos os livros escritos por ele, esta é uma meta que tenho para vida haha. E entre estas obras tinha um livro que estava parado na minha estante há algum tempo, não costumo ler livros de contos, mas pro King a gente abre uma exceção não é mesmo?!

O livro conta com quatro contos: 1992, gigante do volante, extensão justa e Um bom casamento. Mas não se engane, neste livro você não encontrará contos pequenos, mas eu garanto que cada um deles vale a pena e vou falar um pouquinho sobre cada um:

  • 1922 
Talvez você já tenho escutado algo sobre este conto ou até mesmo ter assistido adaptação da Netflix, que leva o mesmo nome. O conto se passa em 1922, e vai contar a história do agricultor Wilfred. Sua esposa herdou 100 hectares de terra de seus pais, e agora pretende vende-los para um matadouro de porcos e se mudar dali. Mas Wilfred não concorda com a esposa e começa a arquitetar um plano para matá-la, colocando até seu próprio filho Hank, contra a mãe.

Este conto é narrado em primeira pessoa, pelo próprio Wilfred em formato de carta. A ganancia de Wilfred o leva a cometer um ato horrível contra sua esposa, e é assim que nós chegamos a parte mais sobrenatural do conto: A paranoia que toma conta dele depois de matar sua esposa, e como isso passa a persegui-lo. Mas ao mesmo tempo King nos faz questionar se tudo aquilo era mesmo real ou apenas paranoia do protagonista. É um conto impossível de largar, o autor nos leva a questionar até onde o ser humano pode chegar por aquilo que quer.

“― A vida nunca é justa. Às vezes, a única coisa a se fazer é tomar o que é nosso. Mesmo que alguém se machuque. ― Fiz uma pausa avaliando a reação dele. ― Mesmo que alguém morra.”


  • Gigante do volante 
Neste conto conhecemos a escritora Tess, que após um evento literário, acaba seguindo um caminho diferente do qual estava acostumada, e ao ter problemas com o pneu de seu carro pede para um motorista gigante que passava no momento para ajudá-la. Mas o cara a estupra e a deixa a beira da morte. Tess fica envergonhada com o que aconteceu com ela, mas decide lutar para que o gigante não faça isso com mais nenhuma mulher. Assim, ela acaba descobrindo muito mais coisas terríveis sobre ele, e arquiteta sua vingança que a leva a descobrir muito mais sobre si mesma e a força escondida dentro de si.

Este conto mexeu demais comigo, foi um conto que depois de ler eu tive que parar para refletir sobre ele. Tess é uma personagem muito realista, na verdade eu poderia dizer que este conto é muito realista. Ele traz um lado cruel, que infelizmente existe no ser humano. Tess se vê em uma situação horrível e ainda tem que pensar no impacto que essa tragédia terá na sua vida. Este conto traz reviravoltas chocantes, uma protagonista bem desenvolvida e um final impactante.


“- Quando uma pessoa faz uma coisa ruim e outra pessoa sabe e não impede, elas são igualmente culpadas.”

  • Extensão justa 
Este conto traz a história de Dave Streeter, um homem que tem um câncer terminal e encontra um homem estranho que lhe propõe um pacto para que ele seja curado e tenha uma nova chance de viver muitos anos. Mas para esse pacto ser selado, Dave precisa indicar alguém que ele deteste para sofrer em seu lugar. Mas será que vale a pena, confiar na palavra de um estranho e condenar uma pessoa, só porque você a odeia?

Dave é um personagem que me faz refletir sobre sua personalidade diversas vezes, ele não é um personagem carismático e isso talvez tenha sido a intenção do autor. Neste conto senti raiva, angustia e tristeza. E por mais que eu entenda os motivos que levaram Dave a odiar tanto esta pessoa, no fim este conto nos mostra como o egoísmo e a sede de vingança pode fazer nos tornarmos piores que nossos próprios inimigos.

“(...) A alma dos humanos se tornou pobre e transparente.”

  • Um bom casamento 
Será que após 27 anos de casamento, nós conhecemos alguém de verdade? Para Darcy, uma mulher casada com o contador Bob a todo este tempo sim. Ela acreditava que conhecia muito bem seu marido, e que não havia segredos entre eles. Até que um dia, enquanto Bob viajava ela encontrou uma caixa, com um documento de uma mulher que apareceu nos noticiários há pouco tempo por estar desaparecida. Assim ela começa a perceber que talvez não conheça seu marido tão bem assim, afinal ele pode ser um assassino e sua vida de casada pode ser apenas uma fachada para ele.

Eu simplesmente adorei este conto que fechou com chave de ouro este livro. Aqui encontramos uma protagonista forte, capaz de enxergar a verdade e lutar contra ela. O final é surpreendente e só depois de escrever esta resenha descobri que tem uma adaptação, que irei procurar assistir depois.


“Um casamento de um ano era como uma cabana; um que já durava 27 anos era uma mansão imensa e complexa.”


Por fim, não preciso nem dizer o quanto recomendo esta obra incrível e cruel do King. Mas uma obra bem escrita e bem trabalhada, que traz a maldade, o egoísmo e a ganancia humana da forma mais real possível ainda que tenha um toque sobrenatural em alguns dos contos. Escuridão total sem estrelas foi uma leitura intensa mas que valeu a pena por cada página lida.
Beijos!

You May Also Like

17 Comments

  1. Quem me conhece sabe o quanto aprecio as obras do mestre King e com Escuridão Total Sem Estrelas não poderia ter sido diferente!

    As histórias contidas neste volume do King não são contos bonitos ou fofinhos.. São contos sinistros e macabros e até mesmo perturbadores que promete arrepiar o fio de cabelo daquele leitor mais cético e crédulo! Tenho certeza que muitos de vocês, assim como eu, ao término dessa leitura sentirão asco pela raça humana e a forma egoísta, vingativa e cruel como lidam com diversas coisas .. Gente.. Isso é a vida! E o mestre King possui o dom de mostrar o pior lado do ser humano!

    E eu simplesmente sou sua fã!

    Será que preciso mencionar o quanto a edição da Suma de Letras está linda, rica e maravilhosa?


    Beijos


    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum do King, mas tenho muita vontade. Percebi que você é super fã dele rs, muitos amigos meus também são.
    Eu adoro livros de contos, e não sabia da existência desse. Quem sabe eu comece com esse para conhecer a escrita do autor.
    Fiquei feliz que você tenha gostado tanto da obra, fiquei bastante ansiosa para ler também.
    Vou anotar a sua dica, e espero gostar. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabo me empolgando quando resenho alguma obra dele haha. Fico feliz que tenha se interessado, depois que ler vem me contar o que achou?
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :) QUero ler algo de Stephen King ha algum tempo!

    Na verdade, vou ler daqui a uns dias... Enfim, que otimo que acada conto vale assim tanto a pena! Fiquie curioso!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Espero que seja uma boa leitura, King escreve muito bem!

      Excluir
  4. Agora esse livro vai pros meus desejados! Do King só li um livro até hoje e estava mesmo querendo ler outros dele. Pela sua resenha, cada uma das histórias foi me deixando mais curiosa que a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marijleite!
      Espero que possa ler em breve, vale a pena!

      Excluir
  5. Eu acho que pra quem nao leu nada do King é uma boa começar por esses livros mais voltados para contos, sem dúvida alguma! Minha unica experiencia com ele foi Sobre a escrita e gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.
      Também indico para quem nunca leu nada dele começar pelos contos justamente por serem curtinhos, assim a pessoa pode conhecer a escrita dele sem ler algo muito longo

      Excluir
  6. Oi, Jaqueline!
    Uma das características de King é que ele consegue cativar os leitores com histórias longas e curtas. Não sabia que esse livro era de contos, gostei muito de conhecer um pouco de cada um, embora ainda não tenha lido nada do autor (eu fico adiando por ter medo de algumas histórias, aí bloqueei as outras também rsrs). Espero conseguir sair da minha zona de conforto e ler esse e os demais livros do autor.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy!
      Sair da nossa zona de conforto as vezes é muito importante mesmo! Quando der, não deixe de dar uma chance, quem sabe você acabe gostando bastante!

      Excluir
  7. Olá!

    Faz tanto tempo que eu quero ler esse livro que nem me lembro mais. Sempre fico adiando e adiando, mas a vontade nunca passa. Ele é um dos primeiros na minha lista de leituras para o ano que vem. Espero conseguir ler!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha te entendo! Eu enrolei e deixei ele parado na estante há um bom tempo e agora me pergunto porque não li antes

      Excluir
  8. Ola!

    Que resenha mais incrivel, meu Deus! Conheço esse livro, lógico, mas infelizmente eu não tenho coragem de ler as obras do King. Sou muito medrosa, você não acredita o quanto e mesmo eu me remoendo horrores de vontade de ler o autor, eu fujo com todas as forças

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei incrível sua resenha, realmente eu só vejo elogios quanto a esse livro, na verdade quanto ao autor, mas confesso que não é uma leitura que me encha os olhos em nada, não faz o meu tipo, então apesar de você ter amado tanto e eu agradeço pela linda resenha deixarei passar a dica, muito obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem Jaque?

    Estou com esse livro tem tempos, uns 2 ou 3 anos e ainda não li, você acredita? Gostei muito da sua resenha e ficou sucinta a sua impressões sobre os contos. Parabéns pela objetividade.
    Abraço!

    ResponderExcluir