RESENHAS

FILMES

SÉRIES

[Resenha] O ceifador - Neal Shusterman

by - 16:29

Titulo original: Scythe #1
Autor: Neal Shusterman
Número de páginas: 448
Gênero: Distopia
Editora: Seguinte
Skoob: adicione
Adquira o livro: Amazon Livraria da travessa
Sinopse: Primeiro mandamento: matarás.
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.
Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.



E se pudéssemos viver muitos anos ou até pra sempre? E se existisse uma inteligência artificial quase onipresente que fosse capaz de ver e resolver todos os males do mundo? Em O ceifador conhecemos um futuro aonde tudo isso e muito mais é possível.

Agora esta inteligência artificial chamada Nimbo cumulo, conseguiu erradicar todos os problemas do mundo: a fome, a desigualdade social, violência e até as mortes, agora os seres humanos podem viver muitos anos ou até para sempre já que mesmo que haja alguma morte é possível reviver a pessoa novamente. Mas é claro que para ter um controle populacional as pessoas precisam morrer de alguma forma, e a nimbo cumulo não pode interferir nisso. E é ai que entra a Ceifa.

A ceifa é uma organização que controla os ceifadores, limitando os números de vidas que devem ser retiradas por cada ceifador durante o ano. Sendo que estas mortes têm que ser bem distribuídas, baseadas nas mortes da era da mortalidade.

Se tornar um ceifador não é fácil, e um ceifador não deve sentir prazer em matar. Assim, o ceifador Faraday acaba escolhendo dois jovens para se serem seus aprendizes: Citra e Rowan. Estes jovens serão aprendizes do Ceifador durante um ano, depois disso, apenas um se tornará ceifador e terá que abdicar muitas coisas da vida pelo cargo, que traz consigo muita responsabilidade. Porém o que ninguém esperava era que esta disputa seria pior e envolveria mais segredos e pessoas do que eles imaginavam.
 


Assim como os personagens, a narrativa desta distopia foi muito bem desenvolvida, o livro é narrado em terceira pessoa e intercala o ponto de vista não só de Rowan e Citra como também os diários de alguns ceifadores, permitindo que assim, o leitor tenha uma visão mais ampla de tudo. Citra e Rowan são personagens tão bem trabalhados que é impossível não perceber ao longo da narrativa que o ceifador teve inúmeros motivos para escolhe-los, ambos com personalidades distintas, e fortes.

A trama tem uma narrativa fluida e instigante, que nos prende a cada páginas, e que apesar de deixar pontas soltas, e ter uma continuação, senti que foi um livro bem completo.

O ceifador é um livro surpreendente, com um ritmo eletrizante e cheio de reviravoltas. Foi uma descoberta e tanto pra mim, já que li sem nenhumas expectativas, e acabei devorando cada página. O livro também nos leva a refletir junto com os personagens se aquele mundo que aparentemente é tão “perfeito” é mesmo livre de falhas.

Beijos!

You May Also Like

16 Comments

  1. Distopia é um dos gêneros que mais gosto, e apesar das muitas indicações dessa obra, ainda não tive a oportunidade lê-la. Acho esse enredo muito bem criado e sendo uma narrativa que nos prende a cada página, estou com mais desejo de realizar essa leitura. Já vai entrar como meta para 2019! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley!
      Fico feliz que tenha gostado, boa leitura!

      Excluir
  2. Raramente eu me interesso por algum livro do gênero e quando isso acontece eu tenho que ler o livro porque geralmente faço uma boa leitura. É o caso dessa obra! Eu ainda não li, mas estou morrendo de curiosidade e adorei poder conferir a sua resena sobre ele. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não costumo ler livros do gênero, mas esse é um que realmente tenho curiosidade de ler. Parece ser uma leitura incrível e trazer diversas reflexões. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa!
      Obrigada, é uma ótima leitura, espero que você possa ler em breve e vem me contar se gostou.

      Excluir
  4. Tenho esse livro já faz algum tempo, mas infelizmente não tive a oportunidade de lê-lo, pois queria já ter a continuação em mãos, pois imagino que o final nos deixe louco para saber o que vai acontecer. Adoro distopias em terceira pessoa, exatamente para termos uma visão ampliada de toda a trama, outro ponto e a história muito bem desenvolvida que prende o leitor durante o decorrer da leitura. Imagino que vou amar essa leitura, não vejo a hora de poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Só vejo bons comentários sobre esse livro, assim como na sua ótima resenha. Eu estou curiosa para ler ele, gosto de tramas distópicas e a dessa obra, com isso de ceifadores, é bem diferente de tudo o que eu já li.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Confesso que não tenho muito interesse em ler esse livro não já ouvi falar muito sobre ele mais não desperta o meu interesse na leitura pois não é o tipo de livro que me agrada na leitura vou passar essa dica

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu já li esse livro e ele foi uma ótima surpresa pra mim! Fazia tempo que não lia distopias e essa conseguiu me fazer re-sentir tudo o que senti com as outras. Que bom que também teve uma ótima leitura, tô louca pela continuação <3 Adorei a resenha, fazia tempo que não via uma resenha dele.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola...

    Esse livro parece ser realmente incrível, esta na minha lista de desejados desde o seu lançamento. Acredito que ate hoje nao li nada negativo sobre esse livro e a sua resenha foi mais uma prova disso.

    Arrasou...

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Céus, a quanto tempo esse livro está na minha lista de desejos?! Já tem a continuação e eu aqui sem ler e saber o quanto a narrativa é fluída e o livro é surpreendente reforçam esse meu desejo. Preciso ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá Jaqueline, eu tenho muita curiosidade de ler essa série, pelos seus comentários esse primeiro livro esta bem bacana, os personagens foram bem desenvolvidos junto com todo o cenário *-* Sem duvida espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaque,
    Eu sou apaixonada por esse livro! Gostei de saber que ele também te agradou!
    Eu achei muito legal as reflexões que o autor trouxe, principalmente, com relação a morte. Também gostei muito de como a história se desenrolou e das surpresas que tivemos nessas páginas.
    Sua resenha me deu uma baita vontade de reler esse livro!
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Uma das metas desse ano, espero que O Ceifador também me agrade. Por já ter lido diversas resenhas, crio grandes expectativas, e acredito que elas sejam atendidas. Adorei a sua resenha, e ela só me deixou mais curiosa ainda. Ótimas palavras <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Quem não ama uma distopia, não é mesmo? Eu sou apaixonada e estou aqui me perguntando como ainda não tinha ouvido falar dessa? Só sei que fiquei curiosa e ansiosa para ler, pois já na sinopse a trama me pegou de jeito! Adorei a dica!

    ResponderExcluir