RESENHAS

FILMES

SÉRIES

Janeiro Branco - Livros sobre saúde mental que você precisa ler

by - 17:40




Janeiro está quase acabando mais eu não poderia deixar de falar sobre uma campanha recente, mas que tem uma grande importância: Saúde mental. A campanha tem como conscientizar as pessoas de como a saúde mental é importante e merece devida atenção, tanto quanto outras doenças; E existem vários livros que ainda que sejam de ficção, buscam nos sensibilizar e falar sobre este assunto tão importante.

A depressão é uma das doenças mentais que atualmente afetam grande parte de toda população no mundo. Segundo dados da OMS (Organização mundial de saúde) só no Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com este problema. Além disso o Brasil é recordista em prevalência de transtorno de ansiedade. São dados assustadores não é mesmo?

FONTE: g1 - Globo 

Pensando nisso separei quatro livros que eu li sobre saúde mental; porém, são livros que eu já deixo avisado que podem ter algum, gatilho para quem sofre com os problemas relatados nestes livros. Mas garanto que são livros que tratam o assunto com delicadeza e responsabilidade



Esquizofrenia - O fundo é apenas o começo - Neal Shusterman

Neste livro, acompanhamos Caden, um garoto que tem esquizofrenia, e somos levados por uma trama envolvente dentro da mente de Caden. Confira a resenha Aqui
Sinopse: Caden bosch está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da terra: challenger deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da fossa das marianas. Caden bosch é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho. Caden bosch é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos. Caden bosch finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos. Caden bosch está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar. Caden bosch está dilacerado. Cativante e poderoso, o fundo é apenas o começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.



Depressão e Suicídio - O ultimo Adeus - Cynthia Hand

Este, sem duvidas foi um dos livros mais triste sobre o assunto que eu li. Na trama Lex, começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta. Lex está tentando superar a morte do seu irmão mais novo, Tayler, e se culpa por não ter percebido o quanto seu irmão precisava de ajuda.

Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.

O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.



Ansiedade - Pressa de ser feliz, Crônicas de um ansioso - Matheus Rocha

Neste livro conhecemos um pouco da vida do autor Matheus Rocha, que tem transtorno de ansiedade, e fala de forma leve e descontraída sobre o dia a dia de uma pessoa ansiosa e os pensamentos que podem ter ao longo da vida. É um dos melhores livros que já li na minha vida!

Sinopse: Matheus Rocha, autor do blog Neologismo, gosta de falar sobre a vida. E a vida tem dessas coisas: paixões, relacionamentos desencontrados e amores que marcam o coração. Ele acha, de verdade, que esse mundo pode ser um lugar bem legal pra
se viver, e sonha em abraçar as pessoas por meio de suas palavras.
Em Pressa de ser feliz, reuniu crônicas do cotidiano de um ansioso. É a experiência de alguém que, como todo mundo,
aprende pouco a pouco a lidar com as loucuras da vida e com a urgência da felicidade.



Depressão - Corações quebrados de Sofia Silva

Eu sei que se trata de um romance, mas isso não tira a importância do assunto que a autora aborda, que é a depressão. É um daqueles livros de aquecer o coração, mas também traz a mensagem que procurar ajuda, com profissionais e que ter pessoas certas, que entendem e respeitam nossas dores é muito importante.
Confira a resenha aqui
Sinopse: Com mais de um milhão de leituras no Wattpad, chegará às livrarias brasileiras o segundo volume da Série QUEBRADOS.CORAÇÕES QUEBRADOS aborda a depressão, o luto e a deficiência física.
Entre as dores da perda e a incapacidade de seguir em frente, Emília vive os seus dias numa clínica. Está estagnada. É nesse inferno pessoal que ela conhecerá Diogo, alguém que também foi vitimado por uma tragédia.
Será que é possível dois corações quebrados encontrarem a felicidade?
Numa sociedade onde a nossa aparência continua a valer mais do que a essência, é difícil continuar a jornada da vida quando tudo nos é arrancado.
Passamos os dias a olhar a capa das pessoas. Julgamos sem compreender que nunca conheceremos totalmente uma história sem ler cada página. Sem compreender o seu início, meio e fim.
Duas pessoas fisicamente distantes.
Dois corações quebrados pela vida.
Dois sotaques que se misturam entre a dor, o riso e o amor.
Por isso, olhem sim a capa de cada pessoa, mas virem a página.

É claro que existem vários outros livros que eu gostaria de citar aqui, com outras doenças mentais também, mas por enquanto resolvi trazer apenas estes para não deixar o post muito longo. Espero que tenham gostado. Janeiro branco é um mês que traz um assunto importante, que merece mais atenção, que merece mais respeito.

 CVV - Centro de valorização da vida
Atendimento gratuito por telefone, Chat ou e-mail 24 horas
Telefone: 188
Mais informações no Site


You May Also Like

21 Comments

  1. menina, obrigada pelas indicações
    eu to doida por livros que abordem esse assunto, na verdade vivo procurando livros assim
    facilitou e muito minha vida
    obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Que bacana esse post, eu adoro livros com assuntos de saúde mental, é de encher os olhos e é incrível! Com toda certeza pretendo ler alguns dessa listinha, amei o post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Eu gosto muito de ver que cada vez estão sendo escritos mais livros que tratam de saúde mental, pois são assuntos muito importantes. Não li nenhum dos livros citados ainda, mas quero muito ler "O último adeus".

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu acho que saúde mental é um tema que precisa MUITO ser colocado em pauta sabe?!

    Porque assim, eu sou professora e tenho só 24 anos, mas já tive que pedir licença das aulas por panico e sindrome de burnout. Eu tenho medo de sair de casa e mil outras coisas sabe, é realmente uma coisa complicada. Eu adorei as dicas que você deu <3

    Obrigada por falar desse assunto!

    ResponderExcluir
  5. Acho muito bacana essa campanha, pois muitas pessoas acham a questão a respeito da saúde mental ainda uma besteira, ou ainda tem preconceito. E a discussão sobre o assunto e a melhor maneira de se abrir a mente, e eu como estudante de psicologia sempre me interesso por livros que abordam o assunto, mesmo que seja ficção como você mesma citou ainda sim toca o leitor, e passa uma mensagem que talvez incentive a ir buscar ajuda, ou ajude outras pessoas que estão passando pela mesma situação. Quero ler todas as obras citadas.

    ResponderExcluir
  6. Ola!

    Nossa, sinceramente não sabia da existência dessa campanha da saude mental, mas achei muito interessante e gostei mais ainda do seu post e dos livros recomendados. Infelizmente, eu sofro de depressão... e por essa doença me acompanhar, eu não posso ter acesso a nenhum livro que envolve o tema, pois isso me abala e me arrasta para baixo de uma maneira absurda

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu não estava sabendo dessa campanha, mas acho muito importante. Infelizmente, acho que a saúde mental ainda não tem a atenção que deveria e toda campanha para levantar debates sobre a questão é essencial. Eu ainda não li nenhum dos livros citados, mas tenho O último adeus na estante e pretendo ler esse ano. Um outro livro que fala sobre doenças mentais é Tartarugas até lá embaixo, do John Green, que fala sobre o TOC. Recomendo muito, especialmente por falar de uma doença que muitas pessoas subestimam e acham que é frescura.
    Parabéns pelo post e já anotei as dicas de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oii

    Quatro opções ótimas pra quem quer conhecer mais dessas doenças retratadas em cada trama. O último adeus é tão impactante, muito bom. Ainda quero elr esse d neal Shusterman, O Fundo é apenas o começo. Esquizofrenia é um tema bem forte e esse autor geralmente sabe trabalhar bem com o que se propõem a escrever.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    É um tema muito importante mesmo, e que precisa ser abordado corretamente.
    Confesso que não li nenhum desses livros, mas que "O fundo é apenas o começo" me chama a atenção.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?

    Acho o tema muito importante, e muito obrigada pelas dicas de leitura. Dos 4 livros, o último já estava na minha lista de desejados, e com certeza vou adicionar os outros.

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  11. O Fundo é Apenas o COmeço eu adorei a leitura, mexeu demais comigo. Morro de vonta de de le O Último Ades. Corações Quebrado eu li faz poucos dias e até gostei da leitura, mas também me decepcionei um pouco.

    ResponderExcluir
  12. Incrível como todos estes livros estão na minha lista de desejos e como é importante o assunto abordado em cada um deles. Por ter vivido na pele o assunto do livro O ultimo adeus, acho que esse vai mexer comigo de uma forma aterradora, mas ainda sim quero muito ler. Parabéns pela postagem e pelo alerta sobre a importância de cuidar da saúde mental.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jaque! Gostei das suas indicações, fiquei super curiosa sobre a história de Caden em O fundo é apenas o começo. Eu acho interessante como leitura também Tartarugas até lá embaixo, do John Green, que fala de TOC, e alguns livros do Matthew Quick, autor de O Lado bom da Vida, ele fala de vários transtornos mentais em seus livros.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não sabia que esses livros falavam de assuntos tão sérios quanto as doenças mentais eu estudei isso quando estava fazendo curso e sei qual é a importância da informação sobre as doenças para família. Irei anotar o nome dos livros para eu ler pois esse assunto me interessa muito dica anotada.

    ResponderExcluir
  15. Oi, muito bacana abordar o tema da saúde mental. Amei sua listinha de livros sobre o assunto, quero tanto ler O fundo é apenas o começo, O último adeus eu já tenho mas ainda não li.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu já li O Ultimo Adeus e gostei bastante da história e de como tudo foi abordado. Vou ler em breve Corações Quebrados e já prevejo muita dor nessa história.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Adorei a ideia de postagem. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros citados, porém alguns deles estão na minha lista de desejados, principalmente pela importância dos assuntos. Espero mudar isso em breve.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii.
    Dessa sua lista eu estou lendo Corações Quebrados, e menina que livro arrebatador. A Sofia sabe como emocionar as leitoras. Amo demais.Os outros eu ainda preciso conferir.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, janeiro acabou e só agora eu conheci a campanha! E é um assunto tão importante, que me toca tanto!!
    Dos livros que você citou só li O último adeus, e é mesmo bem triste, mas curti demais a leitura, embora tenha sido um pouco dolorosa.
    Quero muito ler O fundo é apenas o começo!

    ResponderExcluir
  20. oi.

    adorei a lista de livros, achei muito legal e importante vc fazer um post assim isso lembra as pessoas a enxergarem a realidade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  21. O fundo é apenas o começo foi super gatilho pra mim.E corações quebrados será uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir