[Resenha] Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon

Titulo original: Everything, Everything
Autora: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance, Jovem adulto
Adicione: Skoob  Goodreads
Adquira o livroAmazon ✰ Submarino
Sinopse: Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua.
A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla.
Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly.
Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.

Eu li tudo e todas as coisas um pouco antes de ter o blog e por isso ele ainda não tinha sido resenhado por aqui. Mesmo assim é um livro que merece ser falado por aqui e assistindo a adaptação estes dias, resolvi que deveria trazer esta resenha.

Madeline sofre com uma doença rara, que faz com que ela não possa ter contato com quase nada e nem ninguém. Essa doença basicamente, faz com que ela tenha alergia de tudo. A casa foi adaptada para atender essa necessidade de Mandy de ficar livre de bactérias e as únicas pessoas que ela convive é a mãe e a enfermeira que cuida dela diariamente. Mas as coisas mudam quando uma nova família se muda para a casa ao lado e um dos integrantes desta família é Olly.

Olly é um garoto bonito, que logo chama atenção de Mandy, que observa pela janela do quarto os novos vizinhos. Eles começam a se comunicar pela internet e acabam se tornando grandes amigos e Mandy, que antes já tinha se conformado com o fato de ter que viver isolada do mundo, apenas convivendo com aquilo que é mostrado nos livros e nos filmes, se vê com mais vontade de ter liberdade de conhecer as coisas e principalmente poder estar perto de Olly.




Tudo e todas as coisas é um daqueles livros despretensiosos que acabam nos conquistando aos poucos e quando percebemos já estamos devorando. Mandy é uma personagem encantadora e esta doença tão peculiar dela me prendeu doida para saber se ela conseguiria resolver de alguma maneira essa situação, para quem sabe viver um romance de verdade, fora da internet com Olly. Torci por eles desde o início e o romance que se desenrola ao longo da trama é daqueles que nos deixam suspirando.

Por isso não posso negar que é um romance clichê, mas a autora soube trazer momentos carregados de drama e reflexões que mostram que devemos correr atrás da nossa felicidade e viver a vida intensamente independente de qualquer coisa ou problema de saúde. Outra coisa que me surpreendeu bastante na trama, foi o desfecho que teve um plot twist que me deixou impactada porque realmente não esperava por algo assim neste livro.

Com uma escrita envolvente a autora conseguiu me cativar muito mais do que esperava. Apesar da impressão que a premissa passa, para mim não foi uma leitura triste, mas foi emocionante de outras formas, é um livro que indico para aqueles que assim como eu gostam de um de romance com uma boa dose de dramas e surpresas.
Beijos!!

11 comentários

  1. Olá, tudo bem? Li esse livro há pouco tempo e, realmente, é uma obra carregada de emoção. Sobre o final, sem comentários, né?! Hahahaha. Eu fiquei de boca aberta - literalmente - ao terminar a leitura. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não li esse livro, mas estou bastante ansiosa para conhecer a leitura. Acho a capa linda e a premissa me interessa muito.
    Gosto bastante de romance que nos trazem várias reflexões, e esse já é mais um motivo para eu ler esta obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei vendo o filme e não li o livro, a adaptação eu achei lindinha demais, a fotografia, tudo... Extremamente lindinho, apesar do clichê acho que a autora soube trabalhar os elementos muito bem.

    ResponderExcluir
  4. Eu já li um livro da autora que gostei bastante e estou querendo ler esse também. Adorei ver a sua resenha, você me deixou com mais vontade ainda de ler. Amei essa capa!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola!!

    Esse livro está na minha lista de desejados desde que fiquei sabendo do lançamento do filme! Estou realmente curiosa com o desenvolvimento da historia e se eles ficam juntos ou nao. Não assisti ao filme para nao perder a surpresa do livro e confesso que a sua resenha me deixou ainda mais curiosa pelo fato de ter falado sobre o plot twist e das reviravoltas uashas

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro há uns 2 anos e foi uma leitura que me surpreendeu muito. Confesso que não esperava nada dele, mas fui conquistada pela escrita da autora e pelos personagens. O livro tem seus clichês sim, mas eu também me surpreendi com o final e gostei das reflexões que a trama desperta.
    Adorei a resenha e fiquei até com vontade de reler esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Outro dia eu vi que o filme está na Cine Play, mas eu não tive curiosidade de ver. Também não li o livro. Agora lendo seu resenha me deu vontade de ver o filme. Eu vejo filmes clichês de vez enquanto. Quero saber qual é a doença da mocinha.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está na minha lista de desejos já tem um bom tempo. sou apaixonado por esse tipo de premissa. Pelo que apresentou e pelo que eu conheço da trama quero muito saber como Mandy resolveu sua situação. Gosto de clichê, ainda mais quando o drama nos faz refletir, ou seja, sua resenha reforçou minha vontade de ler esse livro.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ah não vejo a hora de poder ler os livros da autora hehehe Tenho o volume na estante, porém ainda não surgiu a oportunidade de lê-lo. Sempre ouço falar bem da sua escrita, e como amo clichês, sem dúvidas irei gostar. Espero mudar isso em breve e adorei a resenha junto dos seus sentimentos pela obra <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. eu tenho a versão antiga desse livro, e to bem curiosa em ver o filme, mesmo com as criticas negativas que vi.

    ResponderExcluir
  11. É o tipo de livro que vem pegando o leitor aos poucos. Eu conheço o livro e a história dele, mas não tive oportunidade de ler ainda. Nem ao filme eu assisti.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir