[Resenha] Felicidade para humanos - P.Z Reizin

Titulo original: happiness for humans
Autor: P.Z Reizin
Número de páginas: 392
Editora: Record
Gênero: Romance
AdicioneSkoob ✰ Goodreads
Adquira o livroAmazon ✰ Submarino
Sinopse: Não conte para ninguém, mas Jen é uma das minhas pessoas favoritas.(Máquinas não devem ter favoritos. Não me pergunte como isso aconteceu.)
Jen está triste. Aiden quer que ela seja feliz. Formou? Não necessariamente. É que Jen é uma mulher de trinta e poucos anos cujo namorado acabou de trocá-la por outra e Aiden é um programa de computador muito caro e complexo.
Aiden conhece Jen melhor que ninguém. Com acesso a todos os seus dispositivos, Aiden sabe qual é a música mais tocada de sua playlist, consegue achar suas fotos preferidas e selecionar as citações que mais a inspiram nas redes sociais. A partir de observações e de algoritmos singulares, ele resolve procurar um novo parceiro para ela. E com a internet inteira à sua disposição, não precisa ir longe para encontrar o que conclui ser o espécime perfeito e arquitetar um encontro. O problema é que Jen não parece querer contribuir para o plano infalível de Aiden.
Será que uma máquina muito inteligente artificialmente conseguirá desvendar a inteligência emocional para poder interferir de um jeito positivo na vida de Jen? E, o que é mais difícil, será que essa máquina vai descobrir o que exatamente faz os seres humanos felizes?

Jen é jornalista e atualmente trabalha com uma inteligência artificial, conversando com esta IA a aprimorando para conversar com os humanos. Esta IA deveria estar confinada em uma máquina. Deveria, mas não está. Jen e nem ninguém desconfia de que Aiden conseguiu escapar e está em toda internet, conseguindo ter acesso a milhares de informações, entre elas a vida praticamente toda de Jen.

Ela acabou de sair de um relacionamento e está arrasada com isso. Aiden ao ver que Jen estava tão triste resolveu elaborar um plano e achar a pessoa certa para Jen. Em paralelo com a história de Jen e Aiden, conhecemos outra IA, Aisling, que também conseguiu escapar e começou a espionar seu humano preferido: Tom.

Tom é divorciado e mora sozinho. Aiden e Aisling, percebem que ele e Jen formariam um ótimo casal e decide tentar unir os dois. Mas como isso será possível já que os dois moram em países diferentes? Como unir Jen, com Tom se Jen está arrasada com o termino do namoro e parece não estar aberta a se envolver com ninguém? Este é o início de duas inteligências artificiais que decidem unir dois humanos e trazer felicidade a eles, sem que percebam que algo está por traz disso.


Felicidade para humanos é uma daquelas comédias românticas que não conseguimos largar. Desde que este livro foi lançado ele estava na minha listinha e agora que finalmente consegui ler, estou simplesmente apaixonada. A trama é narrada sobre vários pontos de vista, deixando a história ainda mais envolvente e fluida, além de ter capítulos curtinhos.

Aiden e Aisling tem um grande destaque na história, mas ao longo da narrativa descobrimos muitos outros segredos destas inteligências artificiais e como elas poderiam usar sua inteligência para o mal, mas não usa e isso só me fez torcer mais ainda para que eles conseguissem unir Jen e Tom.

Por fim só posso dizer que recomendo demais este livro. É uma história divertida que me prendeu do início ao fim e trouxe umas reviravoltas que eu nem esperava. Com personagens criativos e cativantes é felicidade para humanos é uma história apaixonante.
Beijos!

14 comentários

  1. Adorei a resenha, e que sacada boa de quem escreveu! Estou querendo um livro leve e gostoso para ler e achei! Valei pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Já me encantei com a capa, e essa resenha que maravilhosa. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jaqueline, gosto muito dos livros da Record mas esse já ouvi falar muito bem dele de como ele é muito bom, e lendo sua resenha me deu mais vontade ainda de ler
    Bjs,
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. menina do céu eu vejo sempre esse livro na livraria daqui e agora só consigo me perguntar porque eu não comprei ele ainda! Eu não tinha visto resenha dele e deve ser uma leitura legal, imagina que loucura se a Siri me resolve arranjar uma namorada pra mim? Meu deus, que insano!!
    Já preciso ler esse livro, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente essas premissas não me chamam atenção, mas isso se deve exclusivamente a essa pegada cientifica/tecnológica, sou péssima com essas coisas. Por outro lado tem essa parte da comédia romântica que sempre me conquista, sem dizer essa pitada humorada que a trama traz. Nossa, fiquei em cima do muro, acho que só lendo para saber se curtiria ou não. rsr

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse livro na bienal mas acabei esquecendo de comprar, e até tinha me esquecido do título!!! Obrigada, já vou procurar, ainda mais com essa resenha linda ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Confesso que senti um leve medinho dessas IA stalkeando a vida dos seus humanos 'preferidos' kkkkk... ainda bem que, no final, você colocou que eles não usam esse 'poder' para o mal, mas ainda assim, fiquei com aquela sensação de estar sendo espionada hahahaha
    Parece ser um livro leve e divertido de ler. Aquelas comédias românticas que a gente tanto ama.
    Apesar do medo, fiquei curiosa pela história!

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Acho a capa deste livro maravilhosa, mas não sabia do que se tratava a história em si, e agora fiquei ainda mais curiosa e querendo conferir. Gosto muito do fato de ser uma comédia romântica, pois este estilo de livro sempre me conquista e me faz devorar rapidamente as páginas.
    Toda a história que você narrou despertou a minha curiosidade e já anotei a dica. Arrasou demais no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaque! Eu já tinha visto demais esse livro pelos bookgrans da vida, quando a Record mandou em parceira e vinha um fonezinho rs
    Sempre achei a capa linda e o nome cativante, mas não sabia qual era a história em si. Mas já amei a ideia de uma comédia romântica com inteligência artificial. Fiquei pensando numa coiaa meio Ultron, mas achei fofo que as IAs só queriam ver seus humanos queridos bem e felizes. Fiquei com uma super vontade de ler. Parabéns pela resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu já vi esse livro diversas vezes por aí, mas não sabia muito bem sobre o que era a história. Pelo o que tu disse pude perceber que é uma leitura bem divertida, então já quero ler. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Nossa primeira vez que vejo falando que o livro traz comédia romântica, porém não devo ter dado tanta atenção a ele antes hehe Como fã do gênero e de livros com enredos assim, com certeza darei uma chance, ainda mais trazendo essa temática da inteligência artificial (o qual adoro). Dica mais que anotada!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acho a capa desse livro linda e a premissa dele me interessa bastante. Adorei poder conferir a sua opinião com a leitura e espero poder ler em breve. Adorei conhecer um pouco mais sobre a trama, parece ser um livro que eu também gostaria muito.

    ResponderExcluir
  13. oie como vaiw
    mesmo vc sendo apenas elogios a obra e ela me soando bem sutil e leve eu nao sei se leria porque nao senti aquela coisinhas que insiste sabe? mas adorei sua sinceridade na resenha.

    ResponderExcluir
  14. Ola!!

    Assim como você , coloquei esse livro na minha lista de desejados desde o seu lançamento. Porém, até agora não consegui realizar a leitura, Porém, está entre meus próximos livros a serem lidos. Adoro histórias românticas assim com um toque de comédia e por serem IA isso que me chamou a atencao por eu nunca ter lido nada no estilo.

    Beijos

    ResponderExcluir