RESENHAS

FILMES

SÉRIES

[Resenha] Os cinco do ciclo - Elias Flamel

by - 13:57

Titulo: Os cinco do ciclo
Autor: Elias Flamel
Número de páginas: 556
Editora: Idependente
Gênero: Fantasia
Adicione: Skoob
Adquira o livroAmazon
*Ebook recebido em parceria com o autor*
Sinopse: Yosef de Keltoi. Presenteado na infância, por uma de suas mães, com um tesouro de muitas páginas. Cresceu com pouco, encontrou o seu amor e ao lado dela teve que instigar uma revolução entre trabalhadores do campo. Sua vitória não foi perfeita, pois falhou contra os deuses que tanto venerava. Assim, o líder de uma vila pequena, e quase oculta entre os quatro cantos do mundo, vive o começo da sua velhice. Não reclama de ter vivido muitos ciclos e é servo de um império que pintou de rubro nações que ousaram ser grandes. Sempre preocupado com o seu povo e com a sua família. Qual vem primeiro? É uma pergunta que necessita de tempo e páginas para ser respondida. Hitalo, o mais velho dos seus filhos, exige mais firmeza com os homens do campo. No auge da juventude, o divertido e criativo Yohan deseja provar para o seu pai que é um homem feito. Morgiana, companheira de luta, enxerga muito além do que os olhos podem ver e deseja alertar o seu amado Yosef a respeito de algo muito difícil de fugir.
Yosef parte para Numitor, sua viagem tem como destino a capital de todo o império, lar dos homens de togas brancas que praticam um culto conhecido pelas eras. E esses mesmos homens possuem legiões em seu poder. Era para ser somente mais uma viagem dos tributos, mas o homem comum ouve boatos que colocam em risco o seu lar, a sua cultura e as suas crenças. Uma ajuda é mais que necessária, mas aqueles que são os mais poderosos e dotados de uma sabedoria milenar começam a pedir socorro. Só Yosef, o líder, pode salvar o que tanto ama.
Ao tentar, é exposto o seu passado manchado, ele reencontra velhas amizades e conhece desejos guardados dentro do peito de um dos seus filhos. Sua vontade de ter o que tanto deseja fará Yosef se embrenhar pelas ruas do império. Será preciso conviver com ladrões, fardados de rubro, uma sociedade que ama a prata e o ouro e terá de lutar até mesmo contra a fúria da natureza.
Eu adoro uma boa fantasia, ainda mais se a trama ter uma proposta diferente do que estamos acostumados a encontrar em livros do gênero e com Os cinco do ciclo temos uma trama assim; diferente e envolvente, que acabou sendo uma grata surpresa para mim.

Yosef é líder de Keltoi, um pequeno povoado que acredita em cinco deuses do ciclo. Ele é um líder muito sábio, que adora livros e tem dois filhos: Hitalo e Yohan. Sim, nesta história conhecemos um protagonista mais velho e este é um ponto que já diferencia bastante a história. Keltoi e outros povoados são dominados por um império chamado Numitor, este império cobra tributos destes povoados e a trama começa quando Yosef precisa viajar para o império para entregar o tributo de seu povo.

Os tributos vão ficando cada vez maiores, e o povoado de Yosef é um povoado humilde que vive da agricultura. Mas nesta ida a Numitor, Yosef acaba descobrindo que o imperador de Numitor quer que todos os povoados sirvam a apenas um Deus e que todos os outros que ele e seu povo acredita será banido. Preocupado com tudo que esta mudança pode causar ao seu povo e suas crenças Yosef decide buscar ajuda, embarcando em uma jornada cheia de aventura e descobertas.


Narrada em primeira pessoa, confesso que a trama demorou um pouco para fluir para mim. Os cinco ciclos é uma história que exige mais atenção, principalmente no início, mas isso não atrapalhou o restante da leitura que depois que me conquistou conseguiu me manter instigada até o fim. Acho que demorei para me prender porque a narrativa do autor é bem descritiva e um pouco poética e faz tempo que eu não leio algo assim.

Como já disse, Yosef é um personagem sábio por isso os diálogos são interessantes e cheios de ensinamentos. Os personagens secundários não ficam para trás, eles enriquecem ainda mais a história. Outro ponto positivo da história é sobre as reflexões que a trama traz sobre intolerância religiosa; um assunto importante, ainda mais neste momento que estamos vivendo.

No geral, posso dizer que recomendo para aqueles que adoram uma boa fantasia e está à procura de algo diferente. Muito obrigada Elias por confiar em meu trabalho e se você ficou interessado em ler e for assinante do Kindle Unlimited, não deixe de conferir esta obra incrível!
Beijos!

You May Also Like

17 Comments

  1. Oiii, tudo bem?
    Que bacana esse livro de fantasia, fiquei bastante interessada e sobre o assunto abordado, realmente é de encher os olhos e espero que o autor faça muito sucesso! Amei a capa de primeira e super leria, ainda mais depois da sua opinião.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Desde que vi a capa desse livro e a sinopse eu fiquei curiosa com ele. Adorei poder conferir a sua opinião com a leitura, me pareceu ser uma obra que me agradaria também e não vejo a hora de poder ler.

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Eu sou louca por fantasia e adorei a proposta diferente, acho que poderia me surpreender também, vou anotar a dica, não tenho kindle unlimited mas quem sabe futuramente eu adquira o digital. Anotado.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro, mas a verdade e que fiquei curioso! AInda bem que partilhates!

    Enfim, gostei especialmente dessa nova proposta de trama, e ainda dos dialogos tao bem construidos e sabios que referiste.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto bastante de fantasias, mas então acho que vou dar uma chance para esse livro por ser literatura nacional. Só não sei quando que minha lista tá enorme!
    Fugindo um pouco do tema: essa coisa fofa da foto é sua? Que carinha gostosa <3

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tento moderar as leituras de fantasia, já que enjoou bem rápido de livro assim, este parece interessante por tratar de temas a mais fora a fantasia. Muito legal também por apresentar uma aventura junto!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Então, eu gosto muito de fantasias e adoro mergulhar de corpo e alma nos mundos criados por nossos queridos autores. Mas, me dá licença um pouquinho: que foto mais FOFA foi essa?!!!
    Parabéns pela resenha, e pela iniciativa de apoiar o autor.
    Um beijo

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  8. O que eu fiquei apaixonada mesmo foi pelas fotos e pelo modelo hahahahahaha
    EU adoro fantasia! E assim como vc, gosto das que se diferenciam. Sem dúvidas essa foge do padrão e isso despertou ainda mais o meu interesse <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Oi, tenho esse e-book mas ainda não li, interessante falar sobre intolerância religiosa nessa fantasia e trazer um protagonista um pouco mais velho. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque, como vai? Eu também fiz parceria com o autor para realizar a leitura desse livro e, estou querendo encaixá-lo em março, porque fevereiro é um mês muito corrido. Gostei de saber a sua opinião sobre a história porque, não tinha a menor ideia que falava de assuntos tão polêmicos, néh?
    Sua resenha ficou linda, parabéns pela dica!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. eu comprei esse ebook mas ainda nao li, acho que vi no seu insta (não lembro hahaha)
    quando li a sinopse fiquei loooouca da vida pra ler, ai comprei mas ainda nao deu tempo hahah
    parece ser um livro muito bom, vou ler ainda esse mes

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Livros de fantasia é um dos meus favoritos, amo o gênero, e sempre estou em busca de algo novo, me deixou curiosa com relação a escrita do autor, gosto quando são bem descritivas, mas percebi que vou precisar de bastante atenção na hora de ler, e gosto de livros que nos faz refletir!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Jaque, sua linda, tudo bem?
    Essa capa chama nossa atenção. E o tema que ele aborda é importante, munidos dessa intolerância religiosa, os homens cometem muitas atrocidades. O que não dá para entender. Pena que o início parece ser um pouco cansativo devido essa descrição. Mas no todo parece ser um bom livro. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jaque!
    Eu já li uma recomendação sobre esse livro, ele parece bem bacana. Uma pena que o começo não fluiu tanto, mas ainda bem que você conseguiu pegar o ritmo da leitura.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Também opto por tramas diferentes, principalmente no universo da literatura panfletária que copiar se tornou genial, conheço o livro e quero muito ler, aliás, a sua foi a melhor resenha que li sobre até o momento.

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Gostei de conferir sua opinião, não era um livro que eu conhecesse mas confesso que não é um que me abriu muitos os olhos de animação para ler, não é um gênero que eu leia mais, já li muito hoje em dia não mais, porem parabéns pela bela resenha e curti as fotos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Amei essa capa! Gostei bastante também do enredo, apesar da leitura não fluir tanto no início, livros muitos descritivos acabam tendo esse ponto não tão positivo.
    Bjim!

    ResponderExcluir