RESENHAS

FILMES

SÉRIES

[Resenha] A pequena sereia e o reino das ilusões - Louise O'Neill

by - 18:00


Este livro foi anunciado pela editora, como uma versão feminista de "A pequena sereia", o livro segue bem a história que já conhecemos e apesar da capa maravilhosa está dividindo opiniões. E não é para menos, ao meu ver foi uma boa leitura, mas faltou muitas coisas para que fosse realmente considerado uma leitura feminista e empoderadora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝Começo a me questionar se quando chamamos uma mulher de louca não devemos também avaliar a pessoa ao seu lado e ver o que o sujeito andou fazendo para levá-la à insanidade.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gaia é a filha mais nova do Rei dos mares. Com sua beleza e sua voz encantadora ela chama atenção e aos doze anos foi prometida a Zale, um homem nojento que tem idade para ser seu pai. Agora completando quinze anos finalmente ela poderá subir na superfície do mar e ter um pequeno vislumbre do que é e como vivem os humanos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gaia e suas irmãs foram criadas por seu pai, extremamente machista que exige perfeição de suas filhas e as coloca uma contra as outras e sua avó, que segue cegamente todas as ordens do Rei dos mares. A mãe de Gaia gostava demais dos humanos e um dia, em uma de suas inúmeras visitas a superfície acabou sendo raptada e morta por eles. Apesar de ter esperança que sua mãe ainda estivesse viva, o Rei dos mares sempre deixou claro para suas filhas de que os humanos são terríveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E como já era de se esperar, ao subir na superfície pela primeira vez ela acaba salvando Oliver, e se apaixonando por ele. A partir daí, sua vida como sereia passa a ficar cada vez mais insuportável e com a proximidade do seu casamento com Zale ela percebe que a única forma de se salvar deste terrível casamento é procurando a Bruxa do mar e fazendo um acordo para conseguir ter pernas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este acordo sairá caro para a pequena sereia, mas em meio a tanto amor que sente por Oliver e tanto sofrimento no mar, esta talvez seja a única solução.
A pequena sereia e o reino das ilusões, traz o machismo enraizado, tão difícil de se desconstruir. Na trama a maioria dos personagens tem falas terríveis, principalmente os homens. Mas ao meu ver, infelizmente muita gente ainda pensa e age assim, não adianta pintarmos o mundo de rosa e dizer que não. O machismo aqui é pesado, e algumas falas bem exageradas, mas infelizmente existe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém ao meu ver, não deveria ser vendido como uma leitura feminista porque faltou desenvolvimento para isso. Gaia muitas vezes tem pensamentos empoderados demais para quem ainda está tentando se livrar de toda uma vida de opressão e só quem está tentando se desconstruir a cada dia que passa sabe como não é fácil, desconstrução não é uma coisa que acontece do dia para a noite.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No final a autora deixou uma abertura para uma possível continuação, que se houver com certeza irei ler, porém mais por curiosidade mesmo. Porque o desfecho foi corrido, deixando algumas pontas soltas e outras mal desenvolvidas.

Fico feliz de ter tirado minhas conclusões sobre este livro e digo para que façam o mesmo se quiserem. Não é uma leitura ruim, mas não supera as expectativas que o prefácio escrito pelas editoras da Darkside deixa.

 3,5 



Titulo: A pequena sereia e o reino das ilusões
Autora: Louise O'Neill
Número de páginas
Editora: Darkside (Selo Darklove)
Gênero: Fantasia/Romance/Jovem adulto
Adicione: Skoob  Goodreads
Adquira o livro: Amazon  Submarino
Sinopse: TUDO PARECIA CALMO E COMUM NA SUPERFÍCIE... MAS NO FUNDO ERA O INICIO DE UMA REVOLUÇÃO!
Esqueça as histórias sobre sereias que você conhece. Esta é uma história diferente — e necessária. E tudo começa no fundo do mar. Com uma garota chamada Gaia, que sonha em ser livre de seu pai controlador, fugir de um casamento arranjado e descobrir o que realmente aconteceu à sua mãe desaparecida.
Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade? E será que vale a pena?
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões chega para trazer um pouco mais de contos de fadas para a linha DarkLove, da DarkSide® Books. Mas não do jeito que você espera; aqui, a história original de Hans Christian Andersen — e também suas versões coloridas e afáveis em desenhos animados — é reimaginada através de lentes feministas e ambientada em um mundo aquático em que mulheres são silenciadas diariamente — um mundo que não difere tanto assim da sociedade em que vivemos.
No reino de ilusões comandado pelo Rei dos Mares, as sereias não recebem educação, não têm direito de fala, devem se encaixar em um padrão de beleza impossível e sempre sorrir. É neste cenário que a autora irlandesa Louise O’Neill apresenta uma história sobre empoderamento e força feminina. Com narrativa e olhar afiados, a autora ainda desenvolve aspectos do conto original que passaram batido, como o relacionamento de Gaia com as irmãs e as camadas complexas da Bruxa do Mar.
A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões, que chega ao mundo acima da superfície da água com o padrão de qualidade que virou marca registrada da DarkSide® Books, mostra como, em um reino comandado pelo patriarcado, ter uma voz é arriscado. Mas também como querer usá-la é uma atitude extremamente poderosa e valiosa. Ainda mais em tempos tão sombrios.


You May Also Like

0 Comments